NUNCA guarde estes LEGUMES na sua geladeira ou algo ruim pode acontecer

Tarefas domésticas rotineiras, como limpar e conservar a casa, podem parecer simples e fáceis para quem não tem costume de realiza-las em seu dia a dia, mas somente as pessoas que lidam diariamente com os cuidados do lar sabem a responsabilidade que carregam. Isso porque a “simples” atividade de ir ao supermercado e comprar legumes, frutas e verduras, por exemplo, exige conhecimentos muito específicos, além de habilidades.

Afinal, quem cozinha ou é o responsável pelas compras do lar sabe que é necessário atenção e técnica para escolher os produtos que serão colocados na mesa para a família. Além disso, antes mesmo que esses alimentos sejam preparados, é preciso saber armazena-los da maneira correta em casa para evitar desperdícios. Identificar os produtos que podem ou não ir à geladeira é um desses desafios diários que exigem conhecimento.

Nunca guarde estes legumes na sua geladeira

Especialistas alertam que há algumas verduras e legumes que não podem ser colocados na geladeira porque podem perder seus nutrientes, estragar, ficar moles ou murchos, criar bolor, ou até mesmo deixar de amadurecer, o que é ruim quando se compra um alimento ainda verde. Em outros casos, nem há a necessidade de ocupar espaço no eletrodoméstico porque os legumes não exigem refrigeração. Veja a lista abaixo:

  • Pimentões, pimentas, abóboras e tomates: Sob refrigeração estes produtos param de amadurecer, por isso, é necessário verificar se há ou não a necessidade de deixar esse amadurecimento acontecer. No caso dos tomates, é recomendado que permaneçam em local escuro e arejado e longe de frutos maduros, para evitar a deterioração;
  • Alho: Guardar o alho na geladeira não é recomendado porque o alimento desenvolve bolor sob refrigeração;
  • Cebola: As cebolas também devem ser deixadas em temperatura ambiente e em locais arejados. Na geladeira as cebolas costumam ficar moles e murchas porque a refrigeração converte amido em açúcares;
  • Batatas: As batatas também devem ficar longe do refrigerador. O recomendado é armazena-las em local escuro e arejado para evitar o aparecimento de brotos.

Por fim, é recomendado que legumes e verduras mais maduros só sejam adquiridos se o consumo for realizado de forma imediata, pois estando ou não na geladeira eles costumam estragar com mais rapidez. Especialistas também orientam que os alimentos frescos comprados sejam da época, pois de modo geral eles tendem a durarem mais devido a alta concentração de nutrientes.