Estudo afirma que água da terra pode ter vindo do espaço

Que o planeta Terra é o único planeta do Sistema Solar com condições perfeitas para a existência humana não é novidade para ninguém. Mas saber como essas condições se tornaram perfeitas ainda é um mistério. Por isso, cientistas de todo o mundo continuam realizando estudos que digam a origem do planeta e da vida.

Um fator que contribuiu positivamente para a existência de vida como conhecemos hoje é a água. As moléculas de H2O existem no Sistema Solar há mais de 4 bilhões de anos. Pelo menos é o que mostra uma pesquisa recente.

Segundo o site Space.com, pesquisadores testaram amostras de meteoritos que são supostamente tão antigos quanto pequenos corpos rochosos que são responsáveis pelos corpos celestes atuais, incluindo os planetas. A esses pequenos corpos celestes, dá-se o nome de Planetesimais.

Durante a pesquisa, os cientistas descobriram impressões digitais de reações químicas que aconteceriam apenas na presença de moléculas de água. Ou seja, se as reações aconteceram, é porque os meteoritos estiveram em contato com as moléculas de H2O.

A água reage com os compostos químicos das rochas. Com o tempo, as moléculas de água se separam do átomo original, reagindo com outros elementos. Ao entrar em contato com o ferro, por exemplo, gera óxido de ferro. Essa é a substância que colore a superfície de Marte, podendo ser um indicador de que, há milhares de anos, existiu água líquida em Marte.

O grande problema é que o óxido de ferro desaparece com o tempo, levando parte do ferro consigo. Dessa forma, os cientistas conseguiram testar a presença da água analisando o nível de ferro que existe nos meteoritos em comparação a outros elementos de rochas espaciais.

O que os estudos mostraram

Os pesquisadores perceberam que, durante a comparação com elementos como níquel e cobalto, o ferro estava em menor quantidade. Isso significa que ele foi reduzido ao entrar em contato com o oxigênio presente nas moléculas da água.

Além disso, os cientistas revelaram que encontraram uma presença de oxigênio 10 mil vezes maior do que era esperado nos meteoritos. O que significa que, as rochas que formam os planetas, incluindo a Terra e os corpos celestes do Sistema Solar, poderiam sim conter água em sua essência.

Também indica que, assim como o hidrogênio e o oxigênio, outros componentes necessários para a existência da vida humana, como o carbono, podem ter tido sua origem no espaço e nas rochas, responsáveis pela criação de tudo.

Já existiu vida em Marte? Estudos buscam desvendar esse mistério

A vida como conhecemos hoje ainda é um mistério para a Ciência. Não existe qualquer indicação de que exista ou já existiu vida em qualquer outro lugar do Universo. Mas, estudando os planetas vizinhos, é possível perceber que Marte esteve a poucas eras de se tornar tão habitável quanto o planeta Terra. Entretanto, algo deu muito errado durante o percurso.

Isso porque estudos mostram que Marte possui características muito semelhantes às características que a Terra tem hoje. Recentemente, uma pesquisa realizada pela Agência Espacial Europeia (ESA) descobriu que existe uma quantidade muito grande de gelo em Marte.

As baixas temperaturas e a pressão atmosférica de Marte foram fatores importantes que levaram a água líquida a virar sólida. Entretanto, a milhares de anos atrás, estudos mostram que o planeta vermelho foi coberto por água, tendo rios e mares, como o planeta Terra.

Com esses estudos, a dúvida que fica é: porque a vida não surgiu em Marte como surgiu na Terra? Além disso, caso tenha existido vida em Marte, para onde ela foi, visto que não tem indicações de matéria biológica em Marte?

Para os religiosos a resposta é óbvia, mas para a Ciência, as dúvidas são muitas. Principalmente porque se existiu vida em Marte em algum momento, será que a Terra está fadada ao mesmo fim que o seu vizinho?