Cras pode fazer visitação e CANCELAR o Bolsa Família?

Beneficiários do novo Programa Bolsa Família começaram a receber visitas em casa dos agentes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ainda em meados do ano passado. O governo federal, que administra o programa, divulgou na época que o objetivo das visitas era checar se as informações repassadas para o Cadastro Único (CadÚnico) estavam corretas, além de realizar a busca ativa.

Contudo, um vídeo começou a circular nos últimos dias nas redes sociais afirmando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto que supostamente teria proibido funcionários dos CRAS de visitarem as famílias beneficiárias em casa. Isso confundiu muitos beneficiários, que buscam saber se a visitação foi liberada ou se está proibida, já que em muitas cidades essas visitas ainda acontecem.

Cras pode fazer visitação e cancelar o Bolsa Família?

Para esclarecer a situação o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou um comunicado na última terça-feira (23) afirmando que o vídeo divulgado nas redes sociais traz uma informação falsa. Segundo o órgão que administra o novo Programa Bolsa Família, agentes do CRAS possuem autorização para visitar os beneficiários, e portanto, as visitas continuarão ao longo de 2024.

O comunicado do ministério ainda explica que as visitas dos agentes dos CRAS tem o objetivo de verificar no local se a família está cumprindo as regras do programa e se as condições de moradia do grupo familiar são exatamente as informadas ao CadÚnico. Isso é necessário para identificar fraudes, já que há muitos beneficiários que mentem quando se inscrevem para garantir o recebimento dos valores.

Um exemplo disso é a alta quantidade de beneficiários unipessoais que o programa possui atualmente, pois houve em 2022 um aumento muito além do comum de pessoas que alegaram que moram sozinhas. O governo desconfia que muitos desses novos beneficiários tenham mentido, e por isso, tem monitorado mais de perto essas famílias. Em muitos casos foram detectadas fraudes que ocasionaram o cancelamento.

Além disso, as visitas dos agentes do CRAS também servem para que os funcionários do governo possam identificar grupos familiares que vivem em situação de vulnerabilidade social mas que ainda não recebem o benefício do novo Programa Bolsa Família por algum motivo. Nestes casos, é realizado o cadastramento da família para que ela possa se tornar beneficiária. É a chamada Busca Ativa.

O governo explicou também que deixar de receber os agentes do CRAS para recadastramento pode causar bloqueio ou até cancelamento do grupo familiar. “A recusa em receber o profissional para fazer a atualização cadastral em domicílio pode ter como consequência a perda de benefícios e a exclusão do cadastro da família”, informou o comunicado do ministério.

Bolsa Família janeiro: Datas

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de janeiro;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de janeiro;
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 22 de janeiro (valores foram disponibilizados no sábado, dia 20/01);
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 23 de janeiro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 24 de janeiro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de janeiro;
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de janeiro;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 29 de janeiro (valores foram disponibilizados no sábado, dia 27/01);
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 30 de janeiro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 31 de janeiro.