Governo abre o jogo sobre ida de agentes do CRAS em casas de titulares do Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), órgão do governo federal que administra o novo Programa Bolsa Família, divulgou na última terça-feira (23) um comunicado afirmando que funcionários e agentes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) possuem autorização para visitar beneficiários do programa social em casa e realizar recadastramentos.

O comunicado do ministério é liberado após um vídeo que tem circulado nas redes sociais nos últimos dias e que informa falsamente que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria supostamente assinado um decreto que impede agentes do CRAS de visitarem as famílias do programa social em casa. O ministério destaca que este decreto não existe e que o vídeo repassa uma informação mentirosa.

CRAS na cada de beneficiários do Bolsa Família

Vale destacar que desde o ano passado os agentes dos CRAS de todos os municípios brasileiros tem saído para visitar em casa os beneficiários do novo Programa Bolsa Família. Os visitados são os grupos familiares que estão apresentando alguma suspeita de irregularidade porque deixaram de atender alguma regra ou exigência do programa nos últimos meses.

Nestes casos, a visita tem o objetivo de realizar no local a checagem das informações que o próprio beneficiário repassou para o Cadastro Único (CadÚnico) quando se inscreveu para receber o benefício, principalmente no caso dos beneficiários unipessoais, que são aqueles que informaram que moram sozinhos. Segundo o governo, deixar de receber os agentes em casa pode causar bloqueios e até cancelamentos.

O comunicado do ministério também lembra que famílias brasileiras que são vulneráveis e que ainda não recebem o benefício do novo Programa Bolsa Família também serão visitadas. Nestes casos, elas serão inscritas no CadÚnico para passar a receber o benefício. Trata-se da chamada Busca Ativa, que identifica grupos familiares que precisam do acompanhamento do estado. Veja os principais trechos do comunicado abaixo:

“É falso o conteúdo de vídeo que circula nas redes sociais sobre suposto decreto da presidência que proibiria a ida de profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) às casas das famílias.

A recusa em receber o profissional para fazer a atualização cadastral em domicílio pode ter como consequência a perda de benefícios e a exclusão do cadastro da família.

O cadastramento ou a atualização cadastral nos domicílios é também um modo de chegar a quem mais precisa, localizando e identificando quem pode ter direito aos benefícios sociais. A chamada busca ativa significa levar o Estado até onde o cidadão está, e não esperar que ele venha ao poder público.”

Trechos do comunicado do Ministério do Desenvolvimento Social sobre as visitas de agentes do CRAS nas casas de beneficiários do Bolsa Família

Bolsa Família janeiro continua

Por fim, vale lembrar que os pagamentos de janeiro do novo Programa Bolsa Família já começaram e seguirão ocorrendo até o próximo dia 31 deste mês. Veja as datas abaixo:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de janeiro;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de janeiro;
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 22 de janeiro (valores foram disponibilizados no sábado, dia 20/01);
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 23 de janeiro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 24 de janeiro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de janeiro;
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de janeiro;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 29 de janeiro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 27/01);
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 30 de janeiro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 31 de janeiro.