Bloqueios nos pagamentos do Bolsa Família JANEIRO confirmado (26/01)

Beneficiários do novo Programa Bolsa Família começaram a receber seus pagamentos referentes ao mês de janeiro de 2024 no último dia 18. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que administra o programa social, os valores seguirão sendo liberados até o próximo dia 31 de janeiro, a quarta-feira da próxima semana. Ao todo, serão mais de 21 milhões de beneficiados nesta rodada.

No entanto, nem todas as famílias que receberam o benefício no mês passado serão contempladas com os pagamentos neste primeiro mês de 2024. Isso porque o governo federal bloqueou nos últimos dias diversas famílias que deixaram de atender as regras e exigências do novo programa de transferência de renda, e portanto, essas famílias só voltam nos próximos meses, caso comprovem que atendem as regras.

Bloqueios nos pagamentos do Bolsa Família janeiro

Segundo as regras do programa, famílias bloqueadas precisam procurar um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em até dois meses após o bloqueio para atualizar seu cadastro e comprovar que não houve descumprimento das regras. No local, é preciso apresentar documentos de identificação de todos os integranets do grupo familiar, além de comprovantes de renda e residência atualizados.

O governo federal já liberou em todos os meios de consulta ao benefício mensagens que informam ao beneficiário se ele está entre os bloqueados. Portanto, a consulta já pode ser realizada no aplicativo Bolsa Família, que é o app oficial do programa social; no aplicativo Caixa Tem, por onde a grande maioria dos beneficiários recebe atualmente; e no aplicativo Cadastro Único (CadÚnico), que também repassa dados do cadastro.

Outras maneiras de realizar este tipo de consulta é pelo site Cadastro Único, pelo web chat no site do Ministério do Desenvolvimento Social, ou pelo telefone 121, da central de atendimento, que funciona de segunda a sexta-feira das 07h às 19h. Contudo, também é possível ter uma noção de quem foram os bloqueados com base nas regras do programa, já que o descumprimento delas provoca os bloqueios.

Sendo assim, é possível afirmar que os bloqueados de janeiro de 2024 do Bolsa Família são grupos familiares que apresentaram suspeitas de terem informações falsas em seus cadastros, ou que deixaram de atualizar as informações cadastrais. Isso porque é exigida nova atualização a cada dois anos ou sempre que for necessário, como no caso de mudanças de telefone ou endereço, por exemplo.

Os afetados também são famílias com renda mensal acima de R$660 por pessoa, famílias com mulheres grávidas que não estão fazendo o pré-natal, famílias com integrantes que estão com o CPF em situação irregular, além de grupos familiares com menores de idade que não tomaram as vacinas consideradas obrigatórias (inclusive a vacina contra covid-19) e menores que não estão frequentando a escola.

Pagamentos do Bolsa Família janeiro

Os pagamentos de janeiro do novo Programa Bolsa Família para aqueles que não foram bloqueados seguem acontecendo conforme o calendário abaixo:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de janeiro;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de janeiro;
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 22 de janeiro (valores foram disponibilizados no sábado, dia 20/01);
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 23 de janeiro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 24 de janeiro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de janeiro;
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de janeiro;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 29 de janeiro (valores foram disponibilizados no sábado, dia 27/01);
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 30 de janeiro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 31 de janeiro.