2 grupos que vão receber o Bolsa Família adiantado na próxima semana

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e a Caixa Econômica Federal (CEF) anunciaram hoje que o pagamento do Bolsa Família será antecipado para dois grupos específicos na próxima semana. Essa medida visa beneficiar famílias em situações emergenciais e garantir acesso mais rápido aos recursos essenciais. Confira abaixo os detalhes sobre esses grupos que receberão o benefício adiantado.

Grupo 1: Municípios Afetados por Emergências

A antecipação do Bolsa Família em abril ocorrerá em quase 100 municípios brasileiros que enfrentam situações de emergência ou calamidade pública reconhecidas pelo Governo Federal. Essas cidades foram impactadas por diversos desastres naturais, como fortes chuvas, alagamentos e estiagem, entre outros.

A medida emergencial de antecipação do calendário e saque sem cartão ou documentos têm validade de dois meses, oferecendo um suporte fundamental às famílias nesses momentos delicados.

Além da antecipação do pagamento, os municípios listados também terão prorrogados os prazos de atualização cadastral e repercussão nos benefícios do Bolsa Família para as famílias incluídas nos processos de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral.

Essas medidas visam garantir que as famílias afetadas tenham acesso contínuo aos benefícios sociais e recebam o apoio necessário para superar as dificuldades enfrentadas.

Grupo 2: Segurados com NIS de Final 4

A CAIXA confirmou a antecipação do Bolsa Família para os segurados que recebem na segunda-feira (22), representados pelos NIS de final 4. Nesse caso, o dinheiro estará disponível no sábado imediatamente anterior à data oficial de pagamento, ou seja, no dia 20 de abril.

Para ter acesso ao benefício de forma antecipada, o titular precisa utilizar o aplicativo Caixa Tem. Com ele, é possível fazer o pagamento de boletos, recargas telefônicas, transferências bancárias e PIX, garantindo assim o acesso rápido e seguro aos recursos do Bolsa Família.

Calendário do Bolsa Família de abril

O pagamento deve ser feito seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do NIS do beneficiário. Veja o calendário completo a seguir: 

  • NIS de final 1: dia 17 de abril;
  • NIS de final 2: dia 18 de abril;
  • NIS de final 3: dia 19 de abril;
  • NIS de final 4: dia 22 de abril (antecipado para o sábado 20);
  • NIS de final 5: dia 23 de abril;
  • NIS de final 6: dia 24 de abril;
  • NIS de final 7: dia 25 de abril;
  • NIS de final 8: dia 26 de abril;
  • NIS de final 9: dia 29 de abril (antecipado para o sábado 27);
  • NIS de final 0: dia 30 de abril.