Veja o que existe para além do Sistema Solar

O Sistema Solar, formado há cerca de 4,6 bilhões de anos, é uma das regiões mais estudadas por cientistas devido à presença de nosso planeta, a Terra. No entanto, além dos oito planetas e inúmeros outros corpos celestes que o compõem, existem regiões desconhecidas e inexploradas. Descubra o que existe além do Sistema Solar. 

Nosso Sistema Solar é apenas uma pequena parte da galáxia conhecida como Via Láctea. Nos últimos anos, os cientistas têm identificado exoplanetas, ou seja, planetas que orbitam outras estrelas além do nosso Sol. Neste caso, esses corpos celestes, denominados planetas extrassolares, são numerosos, compondo grande parte da região. 

Até agora, mais de 5.200 exoplanetas foram confirmados dentro da Via Láctea, muitos em uma região próxima a nós, como informa a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA).

Os exoplanetas podem estar ancorados a estrelas ou flutuar livremente pelo espaço, como os chamados planetas errantes. Mesmo o exoplaneta mais próximo, Proxima Centauri b, está a cerca de 4 anos-luz de distância da Terra, revelando as imensas distâncias que separam os objetos no cosmos.

Descoberta dos exoplanetas 

A descoberta do primeiro exoplaneta, 51 Peg b, em 1995, marcou um ponto de virada na astronomia. Descoberto por Michel Mayor e Didier Queloz, este planeta está situado na constelação de Pegasus, a aproximadamente 50 anos-luz da Terra. Desde então, a busca por exoplanetas se intensificou, com astrônomos utilizando diversas técnicas avançadas para identificar esses corpos celestes.

Uma das técnicas mais eficazes é o método da velocidade radial, que detecta o movimento das estrelas causado pela gravidade dos planetas que as orbitam. O método ajudou durante a descoberta de 51 Peg b e continua a ser uma ferramenta utilizada na detecção de novos exoplanetas.

Além dos exoplanetas, existe o meio intergaláctico, uma vasta região preenchida por gás e poeira cósmica. Dentro das galáxias, os cientistas descobriram um local repleto de poeira, partículas, raios cósmicos e campos magnéticos. 

Embora vastas e aparentemente vazias, essas regiões abrigam um número incontável de corpos celestes, sendo uma área em expansão. Por enquanto, as pesquisas indicam que ele é ‘infinito’ e novas descobertas são feitas com frequência. 

Existência de outro planeta no Sistema Solar

Uma equipe de cientistas do Instituto Carnegie, nos Estados Unidos, propõe que o sistema solar pode ter abrigado mais um planeta além dos oito conhecidos e Plutão. De acordo com essa teoria, um planeta maior que a Terra, situado entre Saturno e Urano durante a formação inicial do sistema solar, foi expulso devido a intensas interações gravitacionais, sendo lançado para fora do sistema solar.

Os pesquisadores realizaram mais de seis mil simulações para entender como os planetas alcançaram suas posições atuais. O estudo sugere que o arranjo final de Urano e Netuno foi influenciado tanto pela massa do cinturão de Kuiper quanto pelo movimento desse planeta desconhecido, um possível “gigante de gelo”. 

Durante a formação do sistema solar, o Sol era rodeado por um disco de gás e poeira, que, após várias colisões, formou os planetas, resultando no arranjo atual de oito planetas e Plutão, agora considerado um planeta-anão.