Semana com chuva de meteoros; veja de onde você poderá assistir

Esta semana deve acontecer uma chuva de meteoros em algumas regiões da Terra. Conforme divulgado, entre os dias 25 de fevereiro e 22 de março será possível observar no céu a Gama Normídeos, uma chuva de meteoros localizada na constelação Norma. Porém, o pico máximo de atividade deve acontecer hoje, dia 13 de março. 

Neste caso, significa que será possível observar até 10 “estrelas cadentes”, ou seja, meteoros cruzando o céu, por hora. As chuvas de meteoros são eventos comuns e acontecem todos os anos. Segundo especialistas, o fenômeno acontece diversas vezes por ano, conforme a rotação da Terra. 

Assim, toda vez que a Terra passa pela trilha de detritos deixados por corpos celestes específicos, como cometas, acontece uma nova chuva de meteoros. Em relação a Gama Normídeos, os cientistas ainda não descobriram a origem do corpo celeste que causa a chuva de meteoros e ainda é objetivo de estudos. 

Como observar uma chuva de meteoros?

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, divulgou os meses em que algumas chuvas de meteoros devem ocorrer em 2024. As chuvas de meteoros, geralmente visíveis em locais muito escuros, não requerem equipamentos como telescópios ou binóculos. 

No entanto, a visibilidade do céu pode ser comprometida pela lua cheia ou quase cheia, dependendo do período do mês.

Abaixo, confira quando deve acontecer outras chuvas de meteoros:

  • Quadrântidas: Janeiro
  • Líridas: Abril
  • Perseidas: Agosto
  • Oriônidas: Outubro
  • Leônidas: Novembro
  • Gemínidas: Dezembro

Para conseguir observar melhor os meteoros, separamos algumas dicas:

  • Escolha um local escuro: opte por locais afastados de áreas urbanas, onde a poluição luminosa é mínima.
  • Verifique as fases lunares: a lua cheia ou quase cheia pode prejudicar a visibilidade dos meteoros, por isso escolha períodos em que a lua esteja em uma fase menos luminosa.
  • Use um mapa do céu: utilize um mapa do céu ou use aplicativos de astronomia para identificar as constelações e saber para onde olhar. Alguns aplicativos, como o Star Walk ou o SkyView, podem ajudar a apontar as direções corretas.

Eclipse solar em abril 

No próximo mês está previsto para acontecer um eclipse total, segundo especialistas. Apesar disso, será possível avistar o fenômeno apenas para quem estiver na América do Norte e, em outras regiões, talvez não seja possível avistar o eclipse. 

Além disso, especialistas afirmam que o eclipse deve ser diferente dos últimos que aconteceram nesta mesma categoria. Conforme divulgado, dessa vez o eclipse solar deve durar cerca de dois minutos a mais e a coroa solar, a camada externa, será mais visível. 

O último eclipse solar desta forma aconteceu em 2017 e o próximo está previsto para acontecer novamente apenas em 2044. Apesar de não ser visível no Brasil, ainda será possível acompanhar o eclipse através do canal do YouTube da NASA a partir das 16h do dia 08 de abril, com previsão para terminar às 17h.