Saiba em quais lugares do Brasil vai chover muito nesta semana

A última atualização do modelo meteorológico Icon, oferecido pelo Deutscher Wetterdienst (serviço meteorológico alemão), aponta para uma distribuição irregular de chuvas em várias regiões do Brasil nesta semana. Enquanto algumas áreas enfrentarão períodos de tempo seco, outras deverão registrar chuvas significativas, principalmente nos extremos Sul e Norte do país.

A estação seca se manifesta com força no Brasil Central, com expectativas mínimas de precipitação. Apesar disso, o cenário muda consideravelmente ao analisarmos as condições meteorológicas nas áreas mais ao norte e ao sul. Essas variações são essenciais para planejamentos agrícolas, logísticos e para a rotina da população dessas localidades.

Onde esperar as maiores precipitações?

Na Região Sul, o estado de Santa Catarina parece estar no foco das atenções meteorológicas, com previsões de acumulados pluviométricos elevados, especialmente na parte nordeste do estado. Essa condição é resultado da atuação de uma frente semi-estacionária combinada com um centro de baixa pressão que amplia as chances de chuvas fortes.

No extremo Norte, os estados do Amazonas e Roraima lideram as previsões de maior volume de chuvas. Por outro lado, em Rondônia e Tocantins, o tempo seco continua a predominar, mantendo a região sem expectativas de chuva significativa nesta semana.

Alterações climáticas no Sudeste e Nordeste

Na Região Sudeste, a passagem de uma frente fria traz um replanejamento do clima, especialmente para São Paulo, com algumas cidades recebendo chuvas depois de um longo período de estiagem. Contudo, em Minas Gerais, a falta de chuva continua. No Nordeste, exceto pela faixa costeira entre Bahia e Rio Grande do Norte, a precipitação é escassa, intercalando com períodos de sol forte.