Retroativos do Bolsa Família; veja como solicitar e quando receber

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) traz notícias essenciais para quem é beneficiário do Bolsa Família. Foi confirmado que os pagamentos retroativos de abril de 2024 serão realizados juntamente com os pagamentos normais do programa, adotando o calendário habitual.

Esses pagamentos serão processados de 17 a 30 de abril, organizados de acordo com o último dígito do Número de Inscrição Social (NIS) dos inscritos, de forma crescente. Os valores pagos retroativamente representarão os meses em que os participantes não puderam receber o benefício por conta de suspensões em suas inscrições.

Retroativos do Bolsa Família de abril de 2024

Com o relançamento do Bolsa Família em março de 2023, substituindo o anterior Auxílio Brasil, o governo buscou aprimorar o combate à pobreza e à fome com uma gestão mais eficiente e correta, além de melhorar a fiscalização das condições de vulnerabilidade das famílias assistidas.

Para ter direito aos pagamentos retroativos, os participantes com inscrições suspensas devem passar por uma revisão cadastral. Isso inclui provar a condição de vulnerabilidade e conformidade com as diretrizes do programa.

Este processo exige a apresentação de documentos pessoais de todos os membros familiares, comprovantes de renda e de residência atual, bem como cartões de vacinação e atestados de matrícula escolar para os menores, realizados em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou no departamento municipal de assistência social.

O Ministério reforça a necessidade de atualização cadastral no prazo determinado para evitar a desqualificação permanente do benefício. Os que atenderem a todos os critérios receberão os retroativos, assegurando o apoio financeiro para enfrentar dificuldades e fomentar o bem-estar familiar.

Os retroativos de abril são destinados especificamente a famílias que atualizaram seus registros até 10 de fevereiro de 2024, evidenciando a permanência nas condições do programa e, assim, mantendo a elegibilidade.

Aqueles que realizaram a atualização cadastral após a data limite terão seus benefícios reativados em abril e receberão os retroativos somente em maio. Famílias que não comprovarem adesão às normas serão excluídas do Bolsa Família.

Para obter detalhes sobre as datas de pagamento ou sobre o processo de reativação, os beneficiários devem contatar a Caixa Econômica Federal ou consultar os meios oficiais de comunicação do Bolsa Família.

Cronograma de pagamento dos retroativos do Bolsa Família

A seguir, está o cronograma completo de pagamentos de abril do Bolsa Família atualizado. Os pagamentos ocorrerão conforme descrito anteriormente, de acordo com o último número do NIS, por meio dos canais de pagamento usuais do programa. Confira:

  • NIS final 1 – crédito em conta no dia 17 de abril;
  • NIS final 2 – crédito em conta no dia 18 de abril;
  • NIS final 3 – crédito em conta no dia 19 de abril;
  • NIS final 4 – crédito em conta no dia 22 de abril;
  • NIS final 5 – crédito em conta no dia 23 de abril;
  • NIS final 6 – crédito em conta no dia 24 de abril;
  • NIS final 7 – crédito em conta no dia 25 de abril;
  • NIS final 8 – crédito em conta no dia 26 de abril;
  • NIS final 9 – crédito em conta no dia 29 de abril;
  • NIS final 0 – crédito em conta no dia 30 de abril.