Retorno confirmado! Novo auxílio emergencial será pago esta semana

Recentemente, o Governo Federal confirmou o retorno do auxílio emergencial, que poderá ser pago a partir desta semana. O benefício ficou famoso entre os brasileiros devido a pandemia de COVID-19, quando aconteceram os pagamentos pela primeira vez. Porém, após o final da pandemia, ele foi descontinuado e o governo encerrou os pagamentos. 

Agora, em 2024, o governo anunciou que os beneficiários poderão voltar a receber o Auxílio Emergencial, que repassava cerca de R$ 600 para famílias em todo Brasil. Em contrapartida, dessa vez, o auxílio será enviado para um grupo específico de brasileiros, então nem todos devem receber e será necessário cumprir requisitos. 

Antes, o Auxílio Emergencial era enviado a trabalhadores informais que ficaram sem emprego durante a pandemia. Atualmente, ele deve ser enviado às famílias que foram atingidas pela tragédia climática que atinge o Rio Grande do Sul há pelo menos duas semanas. 

Os moradores da região perderam tudo nas enchentes e estão em situação de vulnerabilidade. 

“Isso vai ficar para semana que vem (disse Haddad na última semana), que é o que o presidente pediu (análise de algum benefício semelhante ao auxílio emergencial durante a pandemia). Na segunda temos que preparar os atos sobre o estado e na sequência faremos esse anúncio depois das equipes técnicas se entenderem sobre o formato do programa e submeterem ao presidente”, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Por enquanto, o governo ainda estuda como o auxílio será pago à população, já que muitos não possuem inscrição no Cadastro Único. “Estamos queimando os neurônios para fazer com que isso chegue a quem precisa do jeito certo, no valor certo e não fique limitado só a quem recebe o Bolsa Família“, disse a ministra do Planejamento, Simone Tebet, em entrevista ainda na última semana.

Pagamentos do Bolsa Família em maio 

Em relação ao Bolsa Família, pago mensalmente aos brasileiros, as famílias podem acessar o aplicativo Caixa Tem, que oferece maior praticidade e segurança no recebimento do benefício. Em maio, os pagamentos do programa estão previstos para começar em 17 de maio com previsão para terminar no dia 31 de maio. 

Neste caso, é preciso ficar atento às datas que cada beneficiário recebe, pois elas mudam conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).

Abaixo, confira o cronograma de pagamentos completo para o mês de maio: 

  • NIS final 1: 17 de maio;
  • NIS final 2: 20 de maio;
  • NIS final 3: 21 de maio;
  • NIS final 4: 22 de maio;
  • NIS final 5: 23 de maio;
  • NIS final 6: 24 de maio;
  • NIS final 7: 27 de maio;
  • NIS final 8: 28 de maio;
  • NIS final 9: 29 de maio;
  • NIS final 0: 31 de maio.

Em maio, os pagamentos do Vale-Gás não devem acontecer, logo as famílias devem ficar sem os pagamentos de R$ 102 referentes ao auxílio. No entanto, os pagamentos retornam durante o mês de junho.