Primeiro trem sem trilhos do mundo é inaugurado na China
A China inaugurou o primeiro trem sem trilhos do mundo, o Autonomous Rail Rapid Transit (ART), em um marco para a mobilidade urbana sustentável. Desenvolvido pela CRRC Corporation, o ART opera em Zhuzhou, na província de Hunan, e representa um avanço significativo na tecnologia de transporte público.
Ao contrário dos trens tradicionais, o ART não necessita de trilhos físicos para se locomover. Ele utiliza um sistema de sensores e câmeras para seguir uma linha virtual pintada no chão, proporcionando flexibilidade e reduzindo custos de infraestrutura.
O trem possui capacidade para transportar até 300 passageiros e pode atingir uma velocidade máxima de 70 km/h. Além disso, o ART é totalmente elétrico e pode percorrer até 25 km com apenas 10 minutos de carregamento, contribuindo para a redução das emissões de carbono e para um transporte mais limpo.
A inauguração do ART marca um passo importante na busca da China por soluções inovadoras para o transporte público, especialmente em cidades de médio porte. A tecnologia promete revolucionar a forma como as pessoas se deslocam, oferecendo uma alternativa mais eficiente, econômica e sustentável aos sistemas tradicionais de transporte.
O sucesso do ART em Zhuzhou abre caminho para a expansão da tecnologia para outras cidades chinesas e, potencialmente, para o resto do mundo. A iniciativa demonstra o compromisso da China com a inovação e a busca por soluções de mobilidade urbana que atendam às necessidades de uma população em constante crescimento.
Saiba como funciona o trem sem trilhos na China
O trem sem trilhos, como o ART (Autonomous Rail Rapid Transit) inaugurado na China, não utiliza trilhos físicos convencionais para se locomover. Em vez disso, ele se baseia em tecnologias avançadas para seguir um percurso pré-determinado.
Existem diferentes tipos de trens sem trilhos, cada um com seu próprio mecanismo de funcionamento:
1. Guiagem virtual:
- O trem utiliza sensores e câmeras para detectar linhas virtuais pintadas no chão ou marcas magnéticas embutidas no pavimento.
- Um sistema de computador a bordo processa as informações dos sensores e ajusta a direção e a velocidade do trem para seguir o percurso.
- Essa tecnologia oferece flexibilidade, permitindo que o trajeto seja facilmente modificado e adaptado às necessidades da cidade.
2. Levitação magnética (Maglev):
- O trem utiliza poderosos ímãs para levitar acima de um trilho-guia magnético.
- A ausência de contato físico com o trilho reduz o atrito e permite que o trem atinja altas velocidades, como no caso do Maglev de Xangai, que chega a 430 km/h.
- Essa tecnologia é mais complexa e cara, mas oferece maior eficiência energética e um transporte mais suave.
3. Pneus de borracha:
- Alguns trens sem trilhos utilizam pneus de borracha para se locomover em vias comuns, como ruas e avenidas.
- Eles são guiados por sensores e câmeras, e podem compartilhar o espaço com outros veículos, como carros e ônibus.
- Essa tecnologia é mais simples e barata, mas pode ser menos eficiente em termos de velocidade e capacidade de passageiros.