Perdi meu cartão do Bolsa Família e esqueci a senha do Caixa Tem, como resolver?

O Bolsa Família realiza repasses mensais para beneficiários inscritos no Cadastro Único. Porém, para receber é necessário ter o cartão do programa ou estar com o aplicativo Caixa Tem, administrado pela Caixa Econômica Federal, instalado em um dispositivo móvel. Caso a pessoa tenha perdido o cartão ou esquecido a senha, será necessário resolver o mais rápido possível. Dessa forma, iremos esclarecer como fazer isso. 

De modo geral, a forma mais fácil de resolver a situação é abrindo uma conta poupança da Caixa,conhecida como Poupança Caixa Fácil, que pode ser uma maneira mais simplificada de ter acesso ao benefício, evitando que riscos durante o saque físico do dinheiro, ainda mais caso tenha esquecido a senha da conta ou perdido o cartão. Além disso, a poupança representa uma praticidade maior, já que a família evita comparecer aos caixas eletrônicos para conseguir acesso ao dinheiro. 

Em relação à Poupança Caixa Fácil, a modalidade funciona como uma conta bancária simplificada, sendo ideal para beneficiários devido sua eficiência ao gerenciar pequenas quantias. Apesar disso, o saldo limite para movimentações é de R$ 3.000, tornando o acesso mais prático. Assim, os titulares do Bolsa Família podem solicitar que os pagamentos sejam realizados na conta poupança. 

Nesse sentido, será possível obter não apenas os benefícios de ter acesso mais prático à conta, mas também é possível acessar outros recursos, como internet banking e a um cartão magnético de débito, permitindo operações bancárias como pagamentos, compras e transferências de forma digital. 

Por isso, a conta poupança é uma opção para quem deseja conseguir acesso aos pagamentos do programa mesmo se tiver perdido o cartão ou se esqueceu a senha do Caixa Tem. No entanto, recomendamos que procure a Caixa Econômica Federal para regularizar a situação, já que é importante tem mais de uma forma de receber os pagamentos, como precaução. 

Como abrir uma conta na Poupança Caixa Fácil?

Os beneficiários interessados em receber os pagamentos através da poupança podem seguir alguns passos simples. Para abrir uma Poupança Caixa Fácil e começar a receber o Bolsa Família através dela, siga os passo abaixo:

  • Documentação necessária: Tenha em mãos seu documento de identificação com foto e CPF.
  • Local de abertura: Dirija-se a um correspondente da Caixa, como lotéricas ou agências da Caixa Econômica Federal.
  • Processo de abertura: Apresente seus documentos e informe que deseja abrir uma Poupança Caixa Fácil.
  • Requisitos: Certifique-se de que você tem 18 anos ou mais e não é titular de outra poupança na Caixa Econômica Federal.
  • Sem depósito inicial: Não é necessário fazer um depósito inicial mínimo.
  • Manutenção da conta: Para evitar o encerramento automático, é importante realizar movimentações na conta, mesmo que pequenas, ao menos a cada 180 dias.

Seguindo esses passos, você poderá abrir sua Poupança Caixa Fácil e receber o Bolsa Família com facilidade e rapidez.

Pagamentos do Bolsa Família em maio 

Para receber os pagamentos do programa, as famílias podem acessar o aplicativo Caixa Tem, que oferece maior praticidade e segurança no recebimento do benefício. Em maio, os pagamentos do programa estão previstos para começar em 17 de maio com previsão para terminar no dia 31 de maio. 

Neste caso, é preciso ficar atento às datas que cada beneficiário recebe, pois elas mudam conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).

Abaixo, confira o cronograma de pagamentos completo para o mês de maio: 

  • NIS final 1: 17 de maio;
  • NIS final 2: 20 de maio;
  • NIS final 3: 21 de maio;
  • NIS final 4: 22 de maio;
  • NIS final 5: 23 de maio;
  • NIS final 6: 24 de maio;
  • NIS final 7: 27 de maio;
  • NIS final 8: 28 de maio;
  • NIS final 9: 29 de maio;
  • NIS final 0: 31 de maio.

Em maio, os pagamentos do Vale-Gás não devem acontecer, logo as famílias devem ficar sem os pagamentos de R$ 102 referentes ao auxílio. No entanto, os pagamentos retornam durante o mês de junho.