NUNCA faça isso no seu aplicativo do Bolsa Família, você pode PERDER o benefício

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) informou que os segurados que inserirem os dados errados no cadastro do aplicativo Bolsa Família poderão ter o benefício bloqueado e até cancelado em casos mais graves.

Por isso, a indicação do ministério é de que os segurados coloquem os dados de todos os membros da família de forma correta, para evitar problemas. Em caso de erro, procure o ponto de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) mais próximo da sua casa.

Bolsa Familia
Os beneficiários devem passar por averiguação ou revisão cadastral do Bolsa Família. (Reprodução/Internet)

Averiguação Cadastral continua bloqueando segurados do Bolsa Família

O processo de averiguação cadastral do MDS tem o objetivo de encontrar famílias com os dados desatualizados, irregulares, com fraude ou famílias que ultrapassaram o limite da renda per capita. Nesse caso, as famílias são notificadas e bloqueadas. Veja a mensagem enviada a seguir:

“Mensagem do Bolsa Família – Benefício Bloqueado por averiguação: Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único da sua cidade e atualize seu cadastro para evitar o cancelamento do Bolsa Família.”

Bolsa Família

Após o bloqueio, o titular deve ir ao Centro de Referência de Assistência Social (MDS) mais próximo de sua residência para atualizar o seu cadastro. O prazo é de 60 dias e, caso não compareça, a família deve ser desligada do Bolsa Família.

Já os segurados que forem ao CRAS dentro do prazo e atualizarem os seus dados serão desbloqueados entre 15 e 45 dias, dependendo do nível de irregularidade do cadastro. Além disso, poderão receber as parcelas retroativas que ficaram bloqueadas.

Regras Condicionais do Bolsa Família

Além disso, o MDS continua bloqueando segurados que se recusam a cumprir as Regras Condicionais. Veja quais são as exigências a seguir:

  • O responsável deve manter as crianças de 4 a 5 anos com frequência escolar mínima de 60%;
  • O responsável deve manter as crianças e adolescentes de 6 a 18 anos com frequência escolar mínima de 75%;
  • O responsável deve fazer o acompanhamento nutricional (peso e altura) das crianças de até 6 anos;
  • O responsável deve manter a carteira de vacinação da família inteira atualizada;
  • Gestantes devem fazer o acompanhamento pré-natal.

Essas regras têm o objetivo de garantir que crianças e adolescentes tenham acesso à saúde e à educação, por isso, quando deixam de ser cumpridas levam ao bloqueio. A interrupção pode durar até 60 dias e o pagamento só retorna quando a família volta a cumprir as Regras Condicionais.

Vale lembrar ainda que as famílias que, mesmo depois do bloqueio, continuam descumprindo as exigências do Bolsa Família, são retiradas de forma definitiva da folha de pagamento do programa de transferência de renda.

Calendário do Bolsa Família

Apesar da série de bloqueios, a Caixa Econômica Federal (CEF) confirmou o pagamento do Bolsa Família de fevereiro. Os segurados devem receber nos últimos dez dias úteis do mês, começando no dia 16 e terminando no dia 29 de fevereiro, como indica o calendário oficial.

Isso acontece porque o calendário é escalonado de acordo com último dígito do número de identificação social  (NIS) do beneficiário. Sendo assim, confira o calendário completo do Bolsa Família de fevereiro a seguir:

  • NIS de final 1: dia 16 de fevereiro;
  • NIS de final 2: dia 19 de fevereiro (antecipado para o sábado 17);
  • NIS de final 3: dia 20 de fevereiro;
  • NIS de final 4: dia 21 de fevereiro;
  • NIS de final 5: dia 22 de fevereiro;
  • NIS de final 6: dia 23 de fevereiro;
  • NIS de final 7: dia 26 de fevereiro (antecipado para o sábado (24);
  • NIS de final 8: dia 27 de fevereiro;
  • NIS de final 9: dia 28 de fevereiro;
  • NIS de final 0: dia 29 de fevereiro.