Nubank tenta invadir a vila do Chaves e CEO manda recado

O Nubank, uma das maiores fintechs da América Latina, está de olho no mercado mexicano, de onde vem o famoso personagem Chaves, e vê um potencial gigantesco para repetir o sucesso alcançado no Brasil.

O CEO e cofundador do banco digital, David Vélez, afirmou que o México pode se tornar “um outro Brasil para o Nubank“, destacando que, embora haja um risco significativo de execução, as oportunidades compensam os desafios.

Nubank tenta invadir a vila do Chaves e CEO manda recado

Em 2023, as ações do Nubank (ROXO34) dobraram de valor, refletindo um crescente reconhecimento do mercado sobre o potencial de crescimento da empresa.

No entanto, Vélez acredita que o mercado ainda subestima a capacidade do Nubank de gerar receitas a partir de sua vasta base de clientes e o impacto potencial de sua expansão no México.

Atualmente, o Nubank conta com 85 milhões de clientes no Brasil, onde os índices de satisfação (NPS) são os mais altos do setor financeiro. Apesar dessa base robusta, a participação de mercado da fintech ainda é relativamente baixa: 14% em cartões de crédito, 6% em crédito pessoal e 3% em depósitos.

Vélez vê nisso uma enorme oportunidade de crescimento, considerando que a empresa tem ganhado participação de mercado de forma constante em todas as verticais nos últimos cinco anos.

Um dos indicadores mais promissores para o Nubank é a receita média mensal por usuário ativo (ARPAC). Entre os clientes que utilizam o cartão, a conta digital e o crédito pessoal do Nubank, a ARPAC é de US$ 37, enquanto na média geral da base de clientes, esse valor é de US$ 10.

Com um custo mensal para atender cada cliente estimado em apenas US$ 1, a eficiência da plataforma digital do Nubank se destaca.

Nubank já é um dos maiores emissores de cartão de crédito do México

No México, o Nubank já se posiciona como um dos principais emissores de cartões de crédito, com mais de 4 milhões de clientes e mais de 1 milhão de contas de poupança abertas nas primeiras quatro semanas de lançamento.

Vélez destaca que, embora o crescimento não deva ser linear, o Nubank está confiante de que em cinco anos será “a empresa mais bem posicionada” para capturar o crescimento do mercado bancário mexicano.

O executivo também menciona uma combinação de fatores que favorecem o crescimento do Nubank:

  • Uma base de clientes exclusivamente digital;
  • Alta satisfação dos clientes;
  • Confiança na marca;
  • Uma equipe de tecnologia e ciência analítica de ponta;
  • E uma das infraestruturas de análise de dados mais sofisticadas da América Latina.

Com a perspectiva de queda dos juros no Brasil e a chegada ao lucro em um cenário de juros altos, o Nubank se fortalece como uma das principais beneficiárias desse novo contexto econômico.

Analistas, como os do Morgan Stanley, veem o Nubank alcançando um valor de mercado de US$ 100 bilhões até 2026, impulsionado pelas oportunidades de venda cruzada no Brasil e pela expansão no México e na Colômbia.