Após ondas de calor, frente fria pode bater recordes e abaixar drasticamente as temperaturas

No último domingo, 26 de maio, a frente fria prevista finalmente chegou ao Brasil, e os brasileiros devem se preparar para enfrentar uma significativa mudança climática, com o fim das ondas de calor, o que promete baixar drasticamente as temperaturas, sobretudo nas regiões Centro-Sul do país. 

A onda de frio pode estabelecer novos recordes de temperatura mínima, segundo previsões meteorológicas. Em alguns estados, os termômetros podem marcar temperaturas abaixo de zero. 

Previsão para o Centro-Sul 

Os ventos úmidos provenientes do mar estão intensificando as áreas de instabilidade no sudoeste, criando condições propícias para a queda acentuada das temperaturas. As previsões indicam chuva intermitente na metade sul de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro ao longo do dia.

  • São Paulo: Temperaturas variando entre 14°C e 18°C. A Climatempo indica que a menor temperatura média já registrada na capital paulista foi de 14,2°C em 19 de abril, um recorde que pode ser quebrado com a nova frente fria.
  • Rio de Janeiro e Minas Gerais: Previsão de chuvas durante o dia, acompanhadas por temperaturas baixas.

Geada na região Sul

A frente fria também trará impactos significativos ao Sul do Brasil, com previsões de geada na Campanha Gaúcha, na serra do Rio Grande do Sul, na serra de Santa Catarina e no sul do Paraná.

  • Curitiba: Pode registrar temperaturas abaixo de 10°C, um possível recorde de frio para a cidade.
  • Porto Alegre: Temperaturas entre 9°C e 16°C, sem previsão de chuva para a região metropolitana.
  • Outras áreas do Sul: Tempo estável no Centro-Oeste catarinense e no sudoeste do Paraná, com possibilidade de chuvas isoladas no litoral paranaense e nordeste de Santa Catarina. Sol entre nuvens nas demais áreas, com baixa probabilidade de chuva.

Previsões para Junho

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê um junho com chuvas acima da média em diversas áreas do Brasil, enquanto outras regiões deverão ter precipitações abaixo do normal.

  • Chuvas acima da média: Faixa norte da região Norte, leste da região Nordeste e áreas pontuais do Maranhão, Piauí e Ceará, associadas ao aquecimento do Atlântico Tropical.
  • Chuvas abaixo da média: Regiões Centro-Oeste e Sudeste, sul da região Norte, interior do Nordeste e oeste da região Sul.

Apesar da onda de frio inicial, as temperaturas em junho devem ficar acima da média em todo o país, especialmente na porção central, devido à redução das chuvas. No entanto, áreas de maior altitude nas regiões Sul e Sudeste podem registrar temperaturas próximas ou inferiores a 14ºC, com possibilidade de geadas.

  • Norte e Nordeste: Temperaturas podendo ultrapassar 26ºC.
  • Centro-Oeste e Norte do Sudeste: Variação entre 20ºC e 24ºC.
  • Região Sul: Valores inferiores a 20ºC, com geadas em áreas de maior altitude.

Para finalizar, a temperatura deve permanecer fria pelos próximos dias em algumas regiões e o clima deve ser nublado, com chuvas isoladas em partes do país. Embora alguns locais ainda registrem médias elevadas, com momentos de calor. A recomendação é ficar atento às mudanças e se prevenir conforme a temperatura prevista para o local que mora.