Novidade no MEI! Governo cria cartão para Microempreendedores e Autônomos

Em 2024, os Microempreendedor Individual (MEI) podem acessar uma ferramenta para facilitar o gerenciamento do próprio negócio Conforme informou o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, o governo está disponibilizando um documento de identificação específico para este público.

Além disso, com a modernização de diversos documentos, o Cartão MEI também deve receber uma versão virtual, que deve ser lançada no primeiro semestre e a versão física, no segundo semestre de 2024.

Como funcionará o Cartão MEI?

A implementação do Cartão MEI deve acontecer de forma gradual, sendo uma forma de proporcionar aos microempreendedores e autônomos um sistema de avaliação próprio. 

Neste caso, a iniciativa visa facilitar o acesso a empréstimos, trazendo um diferencial dos ratings bancários. Conforme explica a contadora e especialista em Gestão Tributária Contábil, Talita Miyuki Kuroda, esse sistema será independente das avaliações tradicionais dos bancos, que costumam ter o próprio rating.

No portal do Cartão MEI, está previsto que os empréstimos requisitados por microempreendedores individuais (MEIs) terão juros reduzidos. No entanto, os empreendedores devem cumprir alguns requisitos.

Vantagens do Cartão MEI 

Dentre as principais vantagens, destaca-se o acesso a empréstimos com juros reduzidos, sendo um benéfico para os Microempreendedores Individuais (MEIs). Entretanto, essa modalidade exige que o usuário apresente maior controle financeiro e um sólido planejamento estratégico. 

Além disso, é fundamental respeitar o princípio contábil da entidade, destacando a necessidade de uma clara separação entre o patrimônio pessoal e empresarial. A falta dessa distinção pode expor o MEI a riscos, já que, em caso de incapacidade de quitar a dívida, seu patrimônio pessoal pode ser comprometido. 

Adicionalmente, é importante notar que, de acordo com a legislação fiscal, o MEI não é obrigado a manter uma contabilidade formal, o que pode gerar confusão na diferenciação de despesas relacionadas ao negócio e pessoais.

A importância do suporte contábil para o MEI

Por fim, os especialistas recomendam ter um contador. Embora não seja algo obrigatório legalmente, um profissional formado na área pode ajudar com orientações no gerenciamento dos negócios dos Microempreendedores Individuais (MEIs), sobretudo com o lançamento do Cartão MEI. 

Ao contar com um contador, os microempreendedores recebem suporte especializado na gestão financeira, facilitando o controle de despesas e a manutenção de um planejamento financeiro sólido. A longo prazo, isso pode contribuir significativamente para o sucesso dos MEIs em seus empreendimentos.

Por enquanto, o Cartão MEI ainda não foi liberado e os profissões da categoria devem acompanhar canais oficial do Governo Federal para obter novas informações.