Nova lista convocada para o saque total do FGTS; veja se você entrou e vai receber

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um importante benefício concedido aos trabalhadores brasileiros com carteira assinada. Além do saque em situações específicas, como demissão sem justa causa e aquisição da casa própria, desde 2020 foi implementada uma nova modalidade de saque: o Saque Aniversário do FGTS.

O Saque Aniversário permite que o trabalhador retire parte do saldo disponível em sua conta do FGTS todos os anos, no mês de seu aniversário, independentemente de eventos como demissão ou aquisição de imóvel. No entanto, é importante entender quem tem direito a esse benefício e como realizar o saque.

Saiba quem tem direito ao saque do FGTS

  • Trabalhadores com Contas Ativas ou Inativas: Todos os trabalhadores que possuem contas ativas ou inativas no FGTS têm o direito de optar pelo Saque Aniversário.
  • Aposentados: Aqueles que já se aposentaram e continuam a trabalhar têm direito ao Saque Aniversário, desde que cumpram os requisitos.

Saque do FGTS em 2024

  • Optar pelo Saque Aniversário: O primeiro passo para realizar o Saque Aniversário é optar por essa modalidade. Isso pode ser feito através do aplicativo FGTS ou do site da Caixa Econômica Federal.
  • Escolher a Data de Aniversário: Após optar pelo Saque Aniversário, o trabalhador precisa escolher a data em que deseja realizar o saque. Esta data determinará o mês em que o dinheiro estará disponível para retirada a cada ano.
  • Acompanhar o Calendário de Pagamentos: A Caixa Econômica Federal disponibiliza um calendário de pagamentos do Saque Aniversário, indicando as datas em que os valores estarão disponíveis para saque de acordo com o mês de aniversário do trabalhador.
  • Realizar o Saque: No mês do aniversário do trabalhador, o valor correspondente ao Saque Aniversário estará disponível para retirada em qualquer canal de pagamento autorizado pela Caixa, como caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

É importante ressaltar que, ao optar pelo Saque Aniversário, o trabalhador abrirá mão do saque total em caso de demissão sem justa causa, mantendo apenas o direito à multa de 40% sobre o saldo disponível na conta do FGTS.