Netflix toma decisão que afetará o bolso de todos os brasileiros
A Netflix confirmou que irá descontinuar o plano básico sem anúncios no Brasil até o final de 2024, conforme divulgado em seu relatório financeiro do terceiro trimestre deste ano. Essa alteração é parte de uma abordagem mais abrangente que a empresa está implementando mundialmente, com o objetivo de reestruturar seus preços e atender de maneira mais eficaz às demandas de seus assinantes.
No relatório, a Netflix declarou: “No início deste mês, aumentamos os preços em alguns países da EMEA, assim como no Japão, e, a partir de amanhã, implementaremos novos valores na Espanha e na Itália. No último trimestre, iniciamos a eliminação gradual do plano Básico nos Estados Unidos e na França, e faremos o mesmo no Brasil ao final do quarto trimestre.”
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Com o fim do plano básico sem anúncios, os assinantes brasileiros passarão a contar com três novas opções de assinatura: o plano Padrão com anúncios, que custará R$ 20,90; o plano Padrão sem anúncios, disponível por R$ 44,90; e o plano Premium sem anúncios, que terá o valor de R$ 59,90.
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Fim do plano da Netflix
Vale destacar que essa não é a primeira vez que a Netflix realiza mudanças em seus planos. No ano anterior, a empresa anunciou que o plano básico deixaria de ser oferecido a novos assinantes, permitindo que apenas os clientes existentes continuassem a usufruir dessa opção.
Em julho, a Netflix já havia descontinuado o plano básico sem anúncios em diversos mercados, incluindo Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Os assinantes dessas áreas foram informados sobre a obrigatoriedade de escolher um novo plano para continuar acessando o serviço de streaming. Esse procedimento deverá ser implementado também para os usuários brasileiros que ainda estão usufruindo do plano básico.
O relatório financeiro da Netflix indicou que a companhia conseguiu incorporar 5,07 milhões de novos assinantes globalmente no terceiro trimestre, o que representou um crescimento em relação à receita obtida no mesmo período do ano anterior.
Aumento dos streamings
Adicionalmente, uma pesquisa exclusiva feita pelo TecMundo revelou que os valores dos planos básicos dos principais serviços de streaming no Brasil tiveram um aumento superior a 100% desde 2011, ano em que a Netflix iniciou suas atividades no país.
Um exemplo evidente desse aumento é a Globoplay, que registrou o maior reajuste entre as plataformas. Lançada em 2015, a plataforma tinha um valor de assinatura de R$ 12,90 por mês, e atualmente cobra R$ 27,90, o que equivale a um incremento de 116%.
Por outro lado, o Disney+ apresentou o menor aumento de preços, uma situação que pode ser explicada pelo fato de ter sido lançado mais recentemente no Brasil, resultando em menos tempo disponível para realizar ajustes nas tarifas.