Lula abre o jogo sobre o empréstimo consignado do Bolsa Família 2024

Os beneficiários do Bolsa Família em 2024 continuam sem receber o empréstimo consignado do benefício. Além disso, ainda em 2023, o presidente Lula (PT) confirmou que a modalidade não irá voltar durante o seu governo. A seguir, contamos mais detalhes a respeito deste processo. 

Durante o mês de setembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a proibição do empréstimo consignado do Bolsa Família. Assim, o STF visa evitar um alto endividamento da população mais vulnerável. 

A partir de uma nota oficial, o ministro do Bolsa Família, Wellington Dias, confirmou o sentimento do governo Lula (PT) a respeito do tema. 

“Atendemos famílias abaixo da linha da pobreza. Se você comprometer um valor mensal do Bolsa Família com pagamento de prestação, pode comprometer o principal objetivo do programa, que é alimentação”, destaca o ministro

Beneficiários do Bolsa Família ainda precisam quitar empréstimo 

De acordo com o presidente Lula (PT), para melhor entender o desconto no programa atual, devemos voltar ao ano de 2022 e relembrar como funcionava o empréstimo do Auxílio Brasil. 

A modalidade de crédito foi lançada pelo ex-presidente Bolsonaro e liberava crédito para os beneficiários do governo por meio do Auxílio Brasil. Entretanto, as parcelas do benefício ficavam comprometidas até o pagamento completo da dívida.

Com isso, as famílias que solicitaram o empréstimo em 2022 através do consignado do Auxílio Brasil apresentam descontos em suas parcelas do Bolsa Família. Assim, como o valor máximo da solicitação era de R$ 160 por mês, o benefício sofre essa redução e libera apenas R$ 440 aos participantes pelo Caixa Tem.