Governo de São Paulo começa a emitir a nova versão do RG: veja como tirar a 2 via

Esta semana, dia 29 de janeiro, o estado de São Paulo deu início à emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), conhecida como “novo RG”. Neste caso, o documento, que adota um número de identificação único e padronizado para todo o território nacional, está sendo emitido em um projeto-piloto em nove pontos da Grande São Paulo, sendo seis postos do Poupatempo e três unidades do IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), órgão vinculado à Polícia Civil.

Durante a fase inicial, a emissão da CIN será limitada e gradualmente expandida nos próximos meses. Dessa forma, a população interessada deve agendar o atendimento exclusivamente pelo aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR. Durante o agendamento e o comparecimento ao local escolhido, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de casamento.

Onde emitir o documento?

Conforme divulgado pelo governo, os locais de atendimento no projeto-piloto incluem postos do Poupatempo na Lapa, Itaquera, Santo Amaro e Sé (capital), além de Caieiras e Guarulhos, na Região Metropolitana. Outras três unidades, como o Descomplica de São Miguel, um posto em Barueri e o Atende Fácil em São Caetano do Sul, também oferecem o serviço.

Em resumo, a CIN utiliza o CPF como número único, sendo uma forma de eliminar a duplicidade na identificação do cidadão, além de diminuir as chances de fraude. Além disso, o novo modelo apresenta um QR Code que possibilita verificar a autenticidade do documento, caso seja furtado ou extraviado. 

Segundo o Governo Federal, o maior diferencial do novo RG é a possibilidade de emitir uma versão virtual da carteira de identidade que está disponível no aplicativo Gov.br, sendo uma opção alternativa de apresentar o documento. Apesar disso, alguns órgãos e estabelecimentos podem solicitar a versão impressa, então o recomendado é utilizar ambas. 

Quais os requisitos para solicitar o documento?

Em relação ao processo de emissão do documento, os cidadãos devem seguir alguns critérios para obter a CIN. Dessa forma, os requisitos para solicitar a CIN incluem ter uma conta Gov.br no nível prata ou ouro, ser maior de 16 anos, estar em situação regular na Receita Federal e não ter outra solicitação da CIN em andamento. Por enquanto, a primeira via do documento é gratuita.

De acordo com a Lei 14.534, de 11 de janeiro de 2023, a Carteira de Identidade Nacional se tornará o único documento válido nacionalmente a partir de 2032. Até essa data, o RG dos estados continuará sendo válido e emitido normalmente. Portanto, o Governo de SP destaca que não há necessidade de pressa para a emissão da CIN, e a substituição gradativa ocorrerá sem a necessidade imediata de troca do RG.

Para mais informações, os moradores da região podem acessar o site do Poupatempo. Até o momento, apenas os locais citados estão emitindo o documento, mas o órgão informou que em breve novos postos serão liberados na região metropolitana de São Paulo. Por isso, a população interessada em solicitar o documento deve aguardar pela divulgação de novos detalhes através de canais oficiais do governo.