FIM DA FILA NO INSS: veja como pedir seu benefício agora

O dia 21 de março de 2024 marcou uma virada no cenário previdenciário brasileiro, com o Supremo Tribunal Federal (STF) encerrando uma espera prolongada pela revisão da vida toda, um assunto que instigou aposentados e pensionistas do INSS por mais de duas décadas.

Entendendo a Revisão da Vida Toda

A revisão da vida toda era uma tese que levantava a possibilidade de recalculação do benefício da aposentadoria considerando todas as contribuições previdenciárias do segurado, inclusive aquelas anteriores a julho de 1994. A ideia era potencialmente aumentar a renda mensal dos beneficiários.

Decisão do STF e seus Impactos

Após avaliar duas ações relacionadas à constitucionalidade do fator previdenciário, o STF, por uma maioria de votos, concluiu que não poderia permitir a revisão. Essa decisão negou aos segurados do INSS a oportunidade de incluir as contribuições anteriores a julho de 1994 no cálculo da aposentadoria, encerrando a perspectiva de aumento na renda para muitos beneficiários.

Veja antes: 13° do INSS é realidade, mas ANTECIPAÇÃO é novidade; veja as datas

Essa reviravolta foi significativa, especialmente porque o STF havia aprovado a correção em dezembro de 2022. A mudança de entendimento se deu ao julgar as duas ações de inconstitucionalidade, optando por manter a regra de transição como obrigatória para todos os aposentados, sem a possibilidade de escolha conforme o cálculo mais vantajoso.

6688f3476ca429345768460879938f5e29da8358 1
STF determina fim da revisão da vida toda do INSS. (Reprodução/STF)

Redução da Fila do INSS

No início do ano, o INSS anunciou uma melhora significativa nos prazos de concessão de benefícios, encerrando 2023 com um tempo médio de 47 dias, uma queda de 40% em relação a dezembro de 2022. Isso representa uma diminuição na fila de pedidos, que passou de 1,6 milhão para 1,5 milhão de requerimentos.

Com a decisão do STF, espera-se uma redução adicional na fila do INSS, uma vez que o tempo de análise para a revisão da vida toda não será mais um fator a considerar.