Exclusivo: Pagamentos do Bolsa Família terá saque facilitado; entenda o que isso significa

Recentemente, foi divulgado que o Bolsa Família terá saque facilitado a partir desta semana. Neste caso, a medida está sendo implementada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para agilizar o recebimento do Bolsa Família em áreas afetadas por emergências ou calamidades públicas. 

Quando ocorre uma calamidade pública, as famílias beneficiárias do Bolsa Família nas áreas afetadas recebem o benefício no primeiro dia do calendário de pagamentos. Dessa forma, é possível receber o benefício independente do dígito final do Número de Identificação Social (NIS) e tem como objetivo proporcionar um alívio financeiro imediato às famílias em momentos críticos.

A secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Eliane Aquino, explicou que, desde o início do novo governo, a política pública do Bolsa Família é elaborada em conjunto com estados e municípios. A colaboração tem como propósito capacitar os gestores da assistência social, garantindo que estejam preparados para implementar as medidas necessárias e beneficiar a população.

Além da unificação da data de pagamento, outras medidas são adotadas para facilitar o saque do benefício em situações de calamidade. Por exemplo, no Rio Grande do Sul, que foi recentemente atingido por fortes chuvas, o MDS suspendeu procedimentos de averiguação e atualização cadastral para os beneficiários do Bolsa Família.

Caixa Auxilio 1 1
Para receber os pagamentos do Bolsa Família, os beneficiários podem acessar o aplicativo Caixa Tem. (Reprodução/Internet)

Combate às fake news 

O MDS também está empenhado em combater a disseminação de informações falsas sobre o Bolsa Família. Para garantir que os beneficiários recebam informações corretas, o ministério intensificou suas campanhas informativas e de capacitação para gestores da assistência social. 

Conforme divulgado, uma das ferramentas utilizadas para disseminar informações precisas é o podcast “Fala MDS”, publicado semanalmente às sextas-feiras. O podcast está disponível em várias plataformas, como Spotify, Amazon, Deezer, Apple Podcasts e SoundCloud, e também é distribuído para rádios em todo o país. 

Pagamentos do Bolsa Família – Maio de 2024

Os pagamentos já começaram, tendo início em 17 de maio e com previsão para terminar no dia 31 de maio. Além disso, uma nova parcela do programa Bolsa Família está para ser liberada hoje, dia 28 de maio. Neste caso, todos os beneficiários que tiverem o NIS terminado em 8 podem contar com os pagamentos. 

No entanto, é necessário seguir alguns requisitos para receber os valores, assim como atender às regras determinadas pelo Governo Federal. 

Abaixo, confira o cronograma completo:

  • NIS final 1: 17 de maio
  • NIS final 2: 20 de maio (antecipado para 18 de maio, sábado)
  • NIS final 3: 21 de maio
  • NIS final 4: 22 de maio
  • NIS final 5: 23 de maio
  • NIS final 6: 24 de maio
  • NIS final 7: 27 de maio (antecipado para 25 de maio, sábado)
  • NIS final 8: 28 de maio
  • NIS final 9: 29 de maio
  • NIS final 0: 31 de maio

Regras do Bolsa Família 

Para ser elegível ao Bolsa Família, as famílias devem possuir uma renda mensal média inferior a R$ 218 por integrante. Além da renda, é necessário cumprir uma série de compromissos nas áreas de saúde e educação se quiserem continuar recebendo os repasses normalmente. Dentre elas estão: 

  • Realização do acompanhamento pré-natal;
  • Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
  • Acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de 7 anos;
  • Para as crianças de 4 a 5 anos, frequência escolar mínima de 60%;
  • Para beneficiários de 6 a 18 anos que não completaram a educação básica, a frequência escolar mínima é de 75%.
  • Manter a inscrição no Cadastro Único atualizado pelos últimos dois anos, conforme mudanças na configuração familiar. 

Para verificar se foi aprovada no Bolsa Família, a família deve aguardar uma comunicação pelo correio informando que foi selecionada. Caso esteja na fila de espera e não tenha recebido a carta, o responsável pela família deve procurar o CRAS ou o setor responsável na prefeitura da cidade onde mora. 

Além disso, é possível consultar a aprovação através do aplicativo do Bolsa Família ou ligando para a Central de Atendimento da Caixa pelo telefone 111, ou para o atendimento Caixa ao Cidadão no número 0800 726 02 07.