Esta é a temperatura ideal do ar-condicionado para você economizar na energia

Nos últimos meses, muitas famílias brasileiras adquiriram o ar-condicionado devido às temperaturas mais elevadas dos meses quentes. Porém, agora estão enfrentando preços mais expressivos na conta de energia elétrica devido ao aumento no consumo de energia. Por isso, decidimos esclarecer a temperatura ideal para economizar energia. 

Temperatura ideal do ar condicionado 

Conforme divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o ar-condicionado deve permanecer em torno de 23ºC para equilibrar o conforto térmico e a economia de energia. Dessa forma, para usuários de aparelhos Inverter, a sugestão é utilizar o modo econômico, que ajusta a capacidade conforme a temperatura ambiente. 

Além disso, medidas como isolar o ambiente e realizar a manutenção regular são importantes para otimizar o consumo energético. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a temperatura ideal varia entre 23ºC e 26ºC, promovendo não só economia, mas também saúde, ao evitar temperaturas extremas. 

No verão, o recomendado é entre 20ºC e 23ºC, e no inverno, entre 23ºC e 26ºC, evitando sobrecarregar o aparelho e aumentar os gastos de energia sem um resfriamento mais eficaz.

Sem considerar as questões de economia de energia, a temperatura deve permanecer equilibrada pensando na saúde das pessoas, já que as temperaturas muito baixas podem trazer problemas respiratórios, resfriados, gripes e dores de cabeça. 

Como economizar energia com o ar-condicionado?

Neste caso, existem várias maneiras de melhorar a eficiência energética do ar condicionado e reduzir os custos associados. Assim, uma das formas mais simples é manter o filtro limpo, pois um filtro sujo reduz a eficiência do sistema, fazendo com que ele trabalhe mais para atingir a mesma temperatura. 

Além disso, manter as portas e janelas fechadas quando o ar condicionado estiver ligado ajuda a evitar a entrada de ar quente, o que também pode aumentar o consumo de energia.

Outra maneira de melhorar a eficiência energética do ar condicionado é garantir que o ambiente esteja adequadamente isolado. Dessa forma, é importante verificar se há fendas ou rachaduras em portas e janelas que possam permitir a entrada de ar externo. O uso de cortinas ou persianas também pode ajudar a bloquear a entrada de calor do sol, reduzindo a carga térmica sobre o sistema de ar condicionado.

Para finalizar, o recomendado é ajustar a temperatura do termostato para um nível confortável, mas não excessivamente baixo. Neste caso, cada grau a menos na temperatura aumenta significativamente o consumo de energia do ar condicionado. 

Portanto, ao utilizar ventiladores de teto ou de mesa para circular o ar no ambiente pode ajudar a distribuir melhor o ar fresco, permitindo que o ar condicionado opere de forma mais eficiente.