Como bloquear chamadas de cobranças no celular; passo a passo rápido

O “Não Me Perturbe” é um serviço que permite que os consumidores brasileiros optem por não receber ligações relacionadas a ofertas de produtos e serviços de telecomunicação e bancários. Dessa forma, é uma ferramenta que busca evitar que os consumidores sejam incomodados por chamadas indesejadas. 

Esse serviço pode ser utilizado através do site ou do aplicativo “Não Me Perturbe”, que é mantido pelas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e pelas Financeiras participantes. Além disso, vale mencionar que a sua operação é feita pela ABR Telecom.

Sendo assim, o consumidor que não deseja mais receber ligações sobre promoções ou ofertas de serviço pode se cadastrar no Não Me Perturbe, e indicar a sua preferência de não ser incomodado por meio desse canal. Essa medida pode ajudar a controlar o recebimento de chamadas indesejadas e proporcionar aos consumidores um maior controle sobre as comunicações que recebem.

Prestadoras de Serviços do Não me Perturbe 

O Não Me Perturbe conta com uma série de empresas que se comprometeram em garantir que os seus clientes não sejam incomodados. As empresas são divididas entre Prestadores de Serviço de Telecomunicação e Instituições financeiras. Veja a lista completa a seguir:

Prestadores de Serviço de Telecomunicação

  • ALGAR TELECOM
  • CLARO
  • OI
  • SERCOMTEL
  • SKY
  • VIVO
  • TIM

 Instituições financeiras

  • AGIBANK
  • ÁGIL
  • BANCO ALFA
  • BANCO ARBI
  • BANCO J. SAFRA S.A.
  • BANCOOB
  • BANCO C6
  • BANCO CARREFOUR
  • BANCO DO BRASIL
  • BANCO MASTER
  • BANCO PAULISTA
  • BANCO PINE
  • BANCO SENFF
  • BANPARÁ
  • BANRISUL
  • BARI
  • BRADESCO
  • BRADESCO FINANCIAMENTOS
  • BMG
  • BRB
  • BV
  • CAIXA
  • CCB BRASIL
  • CCB BRASIL FINANCEIRA
  • CETELEM-BNP
  • DIGIO
  • DAYCOVAL
  • FACTA FINANCEIRA
  • FINANCEIRA ALFA
  • GAZINBANK
  • INTER
  • ITAÚ-UNIBANCO
  • ITAÚ CONSIGNADO
  • MERCANTIL DO BRASIL
  • MERCANTIL DO BRASIL FINANCEIRA
  • NBC BANK
  • NUBANK
  • PAN
  • PARANÁ BANCO
  • PEFISA
  • PICPAY
  • SAFRA
  • SANTANDER / OLÉ
  • SICREDI
  • ZEMA FINANCEIRA

Passo a Passo para se cadastrar no Não me Perturbe

O Cadastro no Não me Perturbe deve ser feito online. Ou seja, o consumidor precisa estar conectado à internet. Feito isso, basta seguir o passo a passo completo abaixo:

  • Passo 1: Acesse o site Não me Perturbe;
  • Passo 2: Leia os Termos e Condições de Uso;
  • Passo 3: Clique em Quero me cadastrar;
  • Passo 4: Preencha os espaços com o seu nome, sobrenome e CPF;
  • Passo 5: Clique em Prosseguir:
  • Passo 6: Preencha os espaços com o seu E-mail;
  • Passo 7: Clique em Prosseguir;
  • Passo 8: Crie uma senha (Mínimo 8 caracteres contendo: 1 maiúsculo, 1 minúsculo, 1 número e 1 caractere especial);
  • Passo 9: Clique em “Não sou um Robô”
  • Passo 10: Clique em Prosseguir;
  • Passo 11: Preencha com o código enviado para o seu e-mail (o código pode ser enviado para o Spam)
  • Passo 12: Seu Cadastro foi feito, basta fazer login com a senha cadastrada anteriormente.

Como solicitar o bloqueio no Não me Perturbe

Para solicitar o bloqueio, basta clicar na opção “novo bloqueio”, inserir o número do seu telefone e escolher a prestadora de serviço que deseja bloquear. Além disso, um código será enviado para o número cadastrado. É importante mencionar que o bloqueio só é efetivado 30 dias após a solicitação.

Além disso, caso deseje cancelar o bloqueio, o titular pode acessar o site e desbloquear a prestadora de serviço que foi bloqueada. 

Outras ferramentas para bloquear chamadas

Vale lembrar que existem diversas ferramentas disponíveis para bloquear chamadas indesejadas em smartphones. Muitos sistemas operacionais, como o Android e o iOS, oferecem funcionalidades nativas para bloqueio de chamadas sem que seja necessário baixar um aplicativo.

Além disso, é possível acessar a loja virtual do seu smartphone para baixar um aplicativo próprio que bloqueia chamadas indesejadas. Essas ferramentas geralmente oferecem atualizações regulares de bancos de dados de números de spam, proporcionando aos usuários uma proteção contínua contra chamadas não solicitadas. 

Independentemente do sistema operacional, a variedade de aplicativos e configurações dos aparelhos já oferece aos usuários opções flexíveis para bloquear chamadas indesejadas e manter maior controle sobre suas interações telefônicas.