Cidades que vão viver “abaixo da neve” neste final de semana

Prepare-se para a primeira grande onda de frio do inverno de 2024! Com a chegada de uma forte frente fria, diversas regiões do Brasil vão experimentar temperaturas extremamente baixas nos próximos dias. Os estados do Sul, partes de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul serão os mais afetados, com destaque para seis capitais que enfrentarão os dias mais frios do ano.

Capitais em alerta para o frio intenso

De acordo com a Climatempo, a queda nas temperaturas será sentida em quase todo o país. A frente fria começou a avançar na última sexta-feira (28 de junho) e deve permanecer até a próxima terça-feira (2 de julho).

O fenômeno interrompe um período de calor que predominava desde o início de maio, especialmente na região central do país. As capitais que devem registrar as menores temperaturas mínimas e máximas do ano são:

  • Porto Alegre
  • Florianópolis
  • Curitiba
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Cuiabá

Previsão de Temperaturas

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas mínimas previstas para este final de semana são bastante rigorosas. Em Porto Alegre, a mínima pode chegar a 2°C e em Curitiba a 3°C no domingo (30 de junho). Já na segunda-feira (1 de julho), São Paulo deve registrar mínima de 10°C e Cuiabá de 16°C.

julho
Segundo o Inmet, algumas regiões vão apresentar temperaturas mais baixas, principalmente o Sul do país. (Reprodução/Inmet)

Geadas e temperaturas negativas

Nas regiões mais afetadas, há previsão de geadas, especialmente entre o centro-sul e leste do Paraná até o sul do Rio Grande do Sul. Em áreas elevadas das serras gaúcha e catarinense, as temperaturas podem cair para até -8°C. Este frio intenso é comum nesta época do ano, mas a extensão e intensidade desta frente fria são notáveis.

Contrastes Regionais

Enquanto o Sul do país enfrenta temperaturas rigorosas, a previsão indica que no centro-norte do Brasil, especialmente na divisa entre o sul do Pará, Mato Grosso e Tocantins, as temperaturas continuarão acima da média devido à redução das chuvas. Nessas áreas, podem ocorrer dias de calor extremo, com médias superando os 26°C. Em contrapartida, no interior do Nordeste, as temperaturas devem ser ligeiramente abaixo da média, variando entre 20°C e 22°C.