Bolsa Família tem 1 boa e 1 má notícia para quem recebe em FEVEREIRO

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou uma boa e uma má notícia para os segurados do Bolsa Família. Trata-se do retorno do Auxílio Gás e da continuação da averiguação cadastral que deve gerar novos bloqueios.

Quando o assunto é o Auxílio Gás, sabe-se que se trata de um programa bimestral, pago apenas em meses pares. Desse modo, fevereiro é o primeiro mês de 2024 a garantir o pagamento do subsídio do gás de cozinha. A boa notícia é que o programa pode beneficiar cerca de 5,63 milhões de famílias.

Vale mencionar, também, que o Auxílio Gás não tem valor fixo. Isso porque ele é calculado de acordo com o preço médio nacional do botijão de gás de cozinha de 13Kg. Como a tendência de preços é de queda, as famílias devem receber entre R$100,00 e R$104,00 em fevereiro.

Averiguação Cadastral deve gerar novos bloqueios no Bolsa Família

Além disso, o MDS confirmou a continuidade da Averiguação Cadastral em fevereiro. A medida deve gerar novos bloqueios de famílias em situação de irregularidade. Esse grupo deve ser notificado por meio do aplicativo do Bolsa Família. Veja a mensagem enviada a seguir:

“Mensagem do Bolsa Família – Benefício Bloqueado por averiguação: Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único da sua cidade e atualize seu cadastro para evitar o cancelamento do Bolsa Família.”

Bolsa Família

Os segurados pegos pela averiguação cadastral têm até 60 dias para ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para atualizar os seus dados. Após esse período, as famílias que não realizarem a averiguação cadastral serão desligadas do Bolsa Família.

Por outro lado, os segurados que realizarem corretamente a averiguação cadastral serão desbloqueados entre 15 e 45 dias, dependendo do grau de irregularidade do cadastro. Além disso, essas famílias têm o direito de receber as parcelas retroativas, que ficaram suspensas durante o pente fino.

Calendário do Bolsa Família de fevereiro

Apesar dos bloqueios previstos para este mês, a Caixa Econômica Federal (CEF) confirmou o pagamento do Bolsa Família, do Auxílio Gás e dos benefícios adicionais do programa de transferência de renda.

Como de costume, o repasse será feito nos últimos dez dias úteis do mês, seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do número de identificação social  (NIS) do beneficiário. Sendo assim, confira o calendário completo de fevereiro a seguir:

  • NIS de final 1: dia 16 de fevereiro;
  • NIS de final 2: dia 19 de fevereiro (antecipado para o sábado 17);
  • NIS de final 3: dia 20 de fevereiro;
  • NIS de final 4: dia 21 de fevereiro;
  • NIS de final 5: dia 22 de fevereiro;
  • NIS de final 6: dia 23 de fevereiro;
  • NIS de final 7: dia 26 de fevereiro (antecipado para o sábado (24);
  • NIS de final 8: dia 27 de fevereiro;
  • NIS de final 9: dia 28 de fevereiro;
  • NIS de final 0: dia 29 de fevereiro.

A Caixa Econômica ainda confirmou o pagamento adiantado dos segurados que recebem na segunda-feira. Nesse caso, os segurados contemplados poderão acessar o repasse a partir do sábado imediatamente anterior, usando o aplicativo do Caixa Tem. Serão contemplados os beneficiários com o NIS de final 2 e 7, como mostra o calendário acima.

Vale lembrar que o aplicativo do Caixa Tem permite que o titular acompanhe as movimentações feitas na conta. Além disso, o titular pode fazer o pagamento de boletos, transferências bancárias e recargas telefônicas. Tudo isso sem sair de casa.

Os beneficiários que preferirem, ainda poderão sacar na data oficial. Entretanto, é importante que o saldo da conta esteja positivo. Assim, o titular deve ir a um ponto de atendimento da Caixa Econômica para realizar o saque usando o cartão do benefício.