Beneficiários do Bolsa Família podem receber até 84% de desconto na conta de luz

Os beneficiários do Bolsa Família receberam uma ótima notícia nesta semana. De acordo com o governo Lula (PT), quem participa do programa pode receber até 84% de desconto em sua conta de luz. A seguir, contamos todos os detalhes desta novidade para vocês. 

Neste mês de janeiro, o jornalista César Tralli, participante do Grupo Globo, revelou que o Programa Desenrola Brasil está em uma nova fase e concederá um novo desconto aos beneficiários do Bolsa Família. Segundo a notícia divulgada, quem recebe até dois salários mínimos ou está inscrito no CadÚnico poderá negociar dívidas na conta de luz com reduções em até 84% do valor original. 

As solicitações começam nas próximas, na qual o governo Lula (PT) selecionou mais de 8 milhões de pessoas para participar do programa. Além disso, foi informado que a cada 20 dias teremos fases de negociações dessas dívidas. 

Por fim, o período de renegociação dessas dívidas vai até o dia 31 de março. 

Outra forma de desconto no Bolsa Família 

Quem está inscrito no Bolsa Família pode receber desconto na conta de luz. A Tarifa Social de Energia Elétrica promete reduções em até 65% no total desses gastos. 

Para ter direito, algumas condições específicas precisam ser atendidas pelos interessados. A seguir, detalhamos cada um deles: 

  • Inscritos no Cadastro Único com renda per capita de até meio salário mínimo;
  • Inscritos no Cadastro Único com renda mensal de até 3 salários mínimos (devem ter entre seus membros pessoas com doença ou qualquer tipo de deficiência cujo o tratamento precise de uma demanda de energia elétrica);
  • Idosos com 65 anos ou mais que recebam BPC (Benefício de Prestação Continuada); 
  • Pessoas com deficiência que recebem BPC (Benefício de Prestação Continuada). 

Quais descontos os beneficiários do Bolsa Família recebem na conta de luz? 

Os descontos são analisados de acordo com o consumo mensal da família, ou seja, quanto menor o consumo maior o desconto. Famílias indígenas e quilombolas podem ter até 100% de desconto na conta de energia. A tabela de descontos está detalhada abaixo:

  • Até 30 kWh/mês: 65% de desconto;
  • De 31 kWh/mês até 100 kWh/mês: 40% de desconto;
  • De 101 kWh/mês até 220 kWh/mês: 10% de desconto;
  • Quilombolas que consumirem até 50 kWh/mês: 100% de desconto;
  • A partir de 221 kWh/mês: não há desconto.