AGORA! Serasa libera perdão de dívidas? Confira lista de CPFs contemplados

Cerca de dois milhões de estudantes em todo o Brasil terão a oportunidade de negociar suas dívidas com universidades por meio da plataforma Serasa Limpa Nome. Nesse sentido, a iniciativa da entidade pretende disponibilizar mais 6 milhões de ofertas para renegociação, oferecendo descontos expressivos de até 93% e facilitando o pagamento em parcelas.

Segundo as informações divulgadas, a medida deve abranger parcelamentos de até nove vezes e inclui 57 instituições parceiras. Dentre elas as renomadas faculdades das redes Estácio, Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Apesar disso, a lista de universidades disponíveis na campanha deve ser consultada através do site do Serasa.

Serasa 1 1
Os estudantes universitários podem renegociar as dívidas através do Serasa. (Reprodução/Internet)

Estudantes estão endividados

Em uma pesquisa realizada recentemente pela Serasa, foi possível observar que 49% dos entrevistados já precisaram interromper seus cursos devido a dívidas com as universidades. Além disso, o desemprego é apontado por 31% como o principal motivo para essa interrupção, seguido pela necessidade de priorizar o pagamento de outras contas (18%) e a redução de renda (15%).

O estudo, em parceria com o Instituto Opinion Box, entrevistou 987 alunos endividados, sendo que nove em cada dez afirmam arcar com as despesas do curso integralmente sozinhos. Por outro lado, cerca de metade das dívidas (51%) está na faixa de R$ 1 mil a R$ 5 mil, impactando até mesmo a concentração nas aulas para 19% dos universitários.

Impacto Psicológico e dificuldades nos estudos

Em relação ao impacto na saúde mental dos estudantes, a psicóloga Valéria Meirelles destaca que a inadimplência pode gerar dificuldades na vida dos estudantes, semelhante ao dos trabalhadores, ao provocar um sentimento constante de preocupação que interfere no foco diário das atividades.

“Aos alunos, pode estimular a perda de foco nos estudos e nas provas. É uma situação complicada, pois pode tirar a condição deste estudante de completar a graduação, se formar e se desenvolver na vida profissional como um todo”, explica Meirelles.

Conforme indica o levantamento, 43% dos alunos endividados expressam o desejo de quitar a dívida para retomar os estudos. Por outro lado, outros 40% buscam se livrar das pendências para limpar o nome. Aline Maciel, gerente da plataforma Limpa Nome, ressalta que a renegociação de débitos pode ser a chave para a retomada dos planos acadêmicos:

“Aproveitar as ofertas disponíveis, em um acordo que caiba no orçamento, é uma boa oportunidade também para quem pretende se rematricular e voltar aos estudos em 2024”, informa Aline.

Para conferir as condições disponíveis, os estudantes inadimplentes podem consultar a plataforma da Serasa e realizar a negociação online. Além disso, o processo também pode ser conduzido presencialmente nas agências dos Correios.