Aprovação e reprovação: O futuro do Governo Lula está sendo marcado, diz Data Folha

Recentemente, uma nova pesquisa do DataFolha sobre a aprovação e reprovação do governo do presidente Lula (PT) foi divulgada. Segundo as informações da pesquisa, a opinião da população brasileira está dividida nesta nova avaliação, os dados foram publicados em 29 de maio. 

Até o momento, a gestão atual está com 45% de aprovação e cerca de 47% de reprovação entre os eleitores. Os números, no entanto, são considerados um empate técnico, já que devem ser considerados a margem de erro do levantamento. Desde o início do governo Lula, esta é a primeira vez que o índice negativo apresenta números maiores que o positivo. 

Fazendo uma comparação com o último levantamento, realizado em março deste ano, o presidente Lula estava com 47% de aprovação e 45% de reprovação, também considerando as variações da pesquisa. 

A pesquisa demonstrou que a aprovação de Lula é maior entre alguns grupos sociais, dentre eles: 

  • Aprovação maior entre as mulheres;
  • Aprovação maior entre dois extremos de idade, mais jovens e mais velhos; 
  • Aprovação maior entre os menos escolarizados;
  • Aprovação maior na população com menor renda.

Além disso, é a Região Nordeste que dá a Lula o melhor percentual de aprovação, demonstrando a força do presidente e do partido nos estados daquela região, algo observado desde as eleições de 2022. 

Avaliação do governo

A pesquisa também avaliou a opinião da população em relação ao trabalho realizado por Lula e o desempenho do governo dele. Assim, foi revelado que apenas 28% dos eleitores consideram seu trabalho “bom ou ótimo”. Outros 29% classificam a gestão como “regular”, enquanto 37% a avaliam como “ruim ou péssima”. 

Os índices apresentaram uma oscilação dentro da margem de erro desde março, quando 31% consideravam o trabalho “bom ou ótimo”, 26% o viam como “regular” e 36% o avaliavam como “ruim ou péssimo”.

A comparação dos dados atuais com os do início do mandato, em janeiro de 2023, mostra uma queda acentuada na avaliação do presidente. Naquela época, as taxas de aprovação e avaliação positiva de Lula superavam 50% e 40%, respectivamente. Isso indica uma diminuição significativa na satisfação dos eleitores ao longo dos primeiros meses de gestão.

Os dados foram obtidos através de 2.500 entrevistas telefônicas realizadas entre os dias 25 e 27 de maio. A pesquisa utilizou o censo para garantir que os dados fossem representativos de diferentes grupos sociais, incluindo gênero e idade. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Perguntas realizadas durante a pesquisa

Abaixo, confira os resultados de duas perguntas realizadas ao eleitorado durante a pesquisa em comparação com dados da pesquisa realizada em março: 

A administração do presidente Lula está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima?

  • Ótima: 10,6% (eram 11,9% em março)
  • Boa: 21,3% (eram 19,0% em março)
  • Regular: 26,0% (eram 27,5% em março)
  • Ruim: 9,8% (eram 9,0% em março)
  • Péssima: 31,3% (eram 31,5% em março)
  • Não sabe/não opinou: 1,0% (eram 1,1% em março)

De uma maneira geral, o(a) Sr(a) diria que aprova ou desaprova a administração do presidente Lula, até o momento?

  • Aprova: 46,2% (eram 46,6% em março)
  • Desaprova: 49,6% (eram 48,8% em março)
  • Não sabe/não opinou: 4,2% (eram 4,6% em março)