Ainda não sacou o PIS/Pasep? Caixa e BB liberaram R$ 1,4 mil esta semana

Nesta última segunda-feira (15), teve início mais um ciclo de pagamentos do abono salarial PIS/Pasep 2024, referente ao ano-base 2022. Desta vez, os beneficiários são os trabalhadores nascidos nos meses de março e abril.

Agora: CAIXA anuncia fim do PIS no FGTS Digital: saiba como funciona o saque agora

Este é o terceiro grupo a receber o benefício neste ano, seguindo a autorização do Ministério do Trabalho para os nascidos em janeiro e fevereiro nos meses anteriores.

Quem pode receber?

Para ter direito ao benefício, é necessário estar cadastrado no programa PIS/Pasep ou no CNIS há pelo menos cinco anos, ter trabalhado para empregadores que contribuem para o programa e ter recebido até dois salários mínimos de remuneração mensal no período trabalhado em 2022.

Valores do PIS/PASEP

O valor do abono varia de acordo com o tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão, podendo chegar a até R$1.412. O cálculo é feito considerando o valor atual do salário mínimo e a quantidade de meses trabalhados no ano-base.

Como sacar o PIS/Pasep 2024?

Para os trabalhadores da iniciativa privada, o pagamento do PIS é feito pela Caixa Econômica Federal. Existem diversas opções para receber o benefício, como:

  • Através da conta corrente ou poupança na Caixa;
  • Pela Poupança Social Digital via aplicativo Caixa Tem;
  • Utilizando o cartão social nos terminais de autoatendimento;
  • Unidades lotéricas e Caixa Aqui;
  • Ou ainda em qualquer agência da Caixa com a apresentação de documento de identificação.

Já para os servidores públicos, o Pasep é administrado pelo Banco do Brasil. O pagamento é realizado principalmente por crédito em conta bancária, transferência via TED, PIX ou presencialmente nas agências de atendimento.

É fundamental destacar que as informações sobre o banco de recebimento, a data e os valores do abono, inclusive de anos anteriores, podem ser consultadas no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no portal Gov.br.