Vou ver o início nas segundas os pagamentos de Bolsa Família de julho

Hoje, dia 17 de junho, começa a nova rodada de pagamentos do programa Bolsa Família e Auxílio Gás, conforme foi divulgado pela Caixa Econômica Federal. Neste caso, cerca de 650 mil famílias poderão receber os pagamentos de forma antecipada, mas serão contempladas apenas famílias que residem no Rio Grande do Sul, devido ao desastre ambiental que atingiu o estado no mês anterior. 

O Ministério do Desenvolvimento (MDS) anunciou que o Bolsa Família será antecipado para os moradores do Rio Grande do Sul que vivem nas cidades atingidas pelos temporais. Com a antecipação do benefício já no primeiro dia de pagamento, em 17 de junho, o governo busca garantir que essas famílias tenham acesso rápido aos recursos necessários para enfrentar as dificuldades causadas pelas enchentes e outros eventos climáticos extremos.

Dessa forma, as famílias recebem independente do Número de Identificação Social (NIS), ou seja, as famílias que foram vítimas do desastre natural recebem todas no mesmo dia. Por outro lado, as demais famílias, residentes de outros estados, seguem o cronograma do mês divulgado pela Caixa. Ao todo, 20 milhões de famílias recebem os pagamentos todos os meses. 

Repasses do Auxílio Gás 

Em relação ao Auxílio Gás, o Governo Federal confirmou que o benefício retorna neste mês de junho. Como de costume, ele acontece a cada dois meses. A última parcela foi paga em abril deste ano. Porém, a partir de junho, as famílias inscritas no Cadastro Único podem voltar a receber o benefício. 

Os valores enviados aos beneficiários correspondem ao valor médio nacional do botijão de 13 kg no mês determinado, atualmente sendo R$ 102. O cálculo do valor do Auxílio Gás é realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que mensalmente divulga o valor médio nacional do gás de cozinha. O governo utiliza esses dados para determinar a quantia a ser repassada aos beneficiários.

Os pagamentos acontecem nos mesmos dias do Bolsa Família, ou seja, seguem o mesmo calendário. Com exceção das famílias do Rio Grande do Sul, que também recebem o Auxílio Gás antecipado em junho, sendo contempladas no primeiro dia de pagamentos. 

Cronograma de pagamentos 

Para receber os pagamentos do programa, as famílias podem acessar o aplicativo Caixa Tem, que oferece maior praticidade e segurança no recebimento do benefício. Em junho, os pagamentos do programa estão previstos para começar em 17 de junho com previsão para terminar no dia 28 de junho. 

Neste caso, é preciso ficar atento às datas que cada beneficiário recebe, pois elas mudam conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).

Abaixo, confira o cronograma de pagamentos completo para o mês de junho: 

  • Final do NIS 1: 17 de junho
  • Final do NIS 2: 18 de junho
  • Final do NIS 3: 19 de junho
  • Final do NIS 4: 20 de junho
  • Final do NIS 5: 21 de junho
  • Final do NIS 6: 24 de junho
  • Final do NIS 7: 25 de junho
  • Final do NIS 8: 26 de junho
  • Final do NIS 9: 27 de junho
  • Final do NIS 0: 28 de junho

As famílias podem receber o benefício através do aplicativo, casas lotéricas ou em agências da Caixa Econômica Federal. Caso opte por receber online, os valores são depositados por meio de transferência bancária ou PIX. Em caso de dúvidas, recomendamos que as famílias entrem em contato pelos telefones 111 e 121 ou que acessem os aplicativos oficiais do programa. 

Para finalizar, as famílias que desejam receber o benefício devem procurar um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) na região onde moram e apresentar toda a documentação necessária, informada pelos funcionários do órgão, para dar entrada no processo de inscrição do benefício.