Você NÃO precisa trabalhar: como vai funcionar o ponto facultativo na Copa do Mundo feminina

Segunda-feira (24) às 08 horas da manhã, a seleção brasileira de futebol brasileira estreia na Copa do Mundo, e o governo decidiu autorizar os funcionários públicos a receber ponto facultativo para apoiar nossas atletas brasileiras.

A liberação vai funcionar da seguinte maneira: Nos dias em que os jogos começarão às 07h, o expediente iniciará às 11h. Já nos dias em que as partidas começarão às 08h, os funcionários devem trabalhar a partir do meio-dia. As horas não trabalhadas devem ser compensadas até o dia 29 de dezembro.

Além da estreia no dia 24, a seleção brasileira terá jogos nos dias 29 de julho, às 07h, e 02 de agosto, às 07h, durante a fase de grupos da competição.

No início de julho, a ministra do Esporte e ex-atleta olímpica Ana Moser expressou seu apoio à declaração de ponto facultativo nos jogos da seleção feminina. Durante um encontro com as jogadoras antes de um amistoso, ela destacou a importância de dar visibilidade ao futebol feminino e sugeriu que fosse adotada a mesma medida de folga concedida nos jogos da seleção masculina. Moser afirmou que estaria torcendo intensamente e empenhada em promover essa igualdade de tratamento.

Ponto facultativo em empresas privadas

Além dos funcionários públicos, algumas empresas privadas também adotarão o ponto facultativo para seus colaboradores. O Grupo Boticário, por exemplo, seguirá a ação realizada em 2019, disponibilizando espaços nos refeitórios para transmitir os jogos.

Já a Bimbo Brasil, dona das marcas Pullman e Nutrella, liberará todos os funcionários administrativos para assistir aos jogos da seleção brasileira. Na CCR, os funcionários administrativos serão dispensados ​​uma hora antes das partidas e poderão retornar às suas funções até uma hora após o término dos jogos.

Essas iniciativas demonstram o apoio e reconhecimento ao futebol feminino, proporcionando a oportunidade dos funcionários acompanharem os jogos e mostrando a importância do evento esportivo para o país.