Vejo que especialista se cientistas dizem sobre a origem da Terra

Desde a antiguidade, muitos pesquisadores e cientistas estão em busca de desvendar um dos maiores mistérios do nosso planeta: a origem da Terra. Embora existam diversas teorias que sirvam para explicar sobre a origem de tudo, ainda não é possível ter certeza de nenhum dos acontecimentos, permanecendo um questionamento sem respostas. 

Porém, estudos recentes ajudam a entender o que pode ter acontecido no início de tudo e como acabou surgindo a Terra que conhecemos hoje. Para entender melhor, é necessário contextualizar o surgimento do planeta. 

Como estimam os cientistas, a Terra tem 4,5 bilhões de anos, mas as principais mudanças começaram a acontecer por volta de 4,3 bilhões de anos atrás, quando o planeta começou a evoluir. 

Neste período, surgiram as primeiras formas de vida primitivas, sendo espécies desconhecidas por nós e que hoje estão, em sua maioria, extintas. Naquela época, muitas coisas eram diferentes de como conhecemos hoje, a atmosfera terrestre era composta principalmente por gases como metano, amônia e vapor d’água. 

Além disso, acredita-se que descargas elétricas constantes contribuíram para a criação de diversos ambientes orgânicos, que auxiliaram na formação do planeta.

Teorias de origem da Terra

Além da teoria citada acima, diversos cientistas dedicaram a vida para estudar nossas origens e entender o planeta, conheça algumas das principais teorias: 

  • Teoria da Abiogênese

A abiogênese, ou geração espontânea, foi uma teoria inicial sobre a origem da vida na Terra, defendendo que a vida surge espontaneamente da matéria inanimada. Figuras como Aristóteles a apoiaram por séculos. No entanto, conforme os humanos e os estudos foram evoluindo, novos experimentos foram surgindo, como é o caso das teorias do cientista Louis Pasteur que refutaram essa ideia. 

Dessa forma, Pasteur demonstrou que os seres vivos surgem apenas de outros seres vivos preexistentes, por meio da reprodução, descartando assim a hipótese da geração espontânea.

  • Panspermia

Posteriormente, a teoria da abiogênese foi descartada pela ciência, mas isso fez com que surgissem novas teorias sobre a origem da vida, incluindo a panspermia, que sugere que moléculas orgânicas essenciais para a vida podem ter vindo do espaço em meteoritos ou cometas. 

Neste caso, o estudo surgiu baseado em pesquisa com meteoritos como o Murchison, que revelaram a presença de aminoácidos em sua composição, sendo possível observar a existência de proteínas. Assim, as amostras do asteroide Ryugu também mostraram compostos orgânicos complexos, sugerindo que a vida pode ser mais comum no universo, levando à possibilidade de vida fora da Terra.

  • A sopa primordial e a química da vida

Por fim, a hipótese da sopa primordial sugere que a vida na Terra começou com a formação de moléculas orgânicas em condições primitivas. Experimentos de Miller e Urey em 1953 simularam essas condições, produzindo compostos orgânicos como aminoácidos. 

Por outro lado, estudos recentes ainda confirmam a capacidade de produção de moléculas orgânicas em ambientes similares à Terra primitiva. Atualmente, esta é a teoria mais aceita na comunidade científica, embora os estudos sobre a origem da Terra e da vida humana ainda não tenham terminado e permanecem um mistério.