Veja o que é preciso para receber o Vale Gás pelo Bolsa Família

O Governo Federal lançou o Auxílio Gás, também conhecido como Vale Gás, um programa destinado a ajudar as famílias de baixa renda a arcar com os custos do gás de cozinha. Este artigo explica como funciona o Auxílio Gás, os critérios para participação e o passo a passo para se inscrever no programa.

Desde janeiro de 2023, uma medida provisória definiu o repasse de 100% do valor do botijão a cada dois meses. Este valor é calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e segue o calendário de pagamentos do Bolsa Família, facilitando a organização financeira das famílias beneficiadas.

O valor do Auxílio Gás é liberado em conta digital ou bancária, sendo aberta automaticamente uma poupança social digital para quem não possui conta. Além disso, o pagamento do Auxílio Gás pode ser acumulado com outros benefícios, como os do Programa Bolsa Família, sem que esses valores sejam computados como renda no Cadastro Único. Isso assegura que as famílias continuem a receber todo o apoio necessário sem prejuízos.

vale gas destaque
Veja o que é preciso para receber o Vale Gás pelo Bolsa Família 2

Critérios e Processo de Inscrição

Para se inscrever no Auxílio Gás, é necessário que a família esteja registrada no Cadastro Único. O primeiro passo é verificar se os dados estão atualizados, pois isso é fundamental para a elegibilidade ao benefício. A atualização dos dados pode ser feita nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou nas unidades de atendimento do Cadastro Único.

Calendário do Vale Gás

O repasse do Auxílio Gás é feito pela Caixa Econômica Federal (CEF), apenas em meses pares. Isso significa que o pagamento não será feito no mês de maio, retornando apenas em junho, seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do número de identificação social  (NIS) do beneficiário. Veja o calendário completo a seguir:

  • NIS final 1: dia 17 de junho (antecipado para o sábado dia 15);
  • NIS final 2: dia 18 de junho;
  • NIS final 3: dia 19 de junho;
  • NIS final 4: dia 20 de junho;
  • NIS final 5: dia 21 de junho;
  • NIS final 6: dia 24 de junho (antecipado para o sábado dia 22);
  • NIS final 7: dia 25 de junho;
  • NIS final 8: dia 26 de junho;
  • NIS final 9: dia 27 de junho;
  • NIS final 0: dia 28 de junho;

Além disso, vale lembrar que os segurados também receberão o pagamento do Bolsa Família seguindo o calendário acima. Os beneficiários que receberem na segunda-feira, poderão acessar o repasse a partir do sábado imediatamente anterior à sua data oficial de pagamento. 

Em junho, serão beneficiados os segurados com o NIS de final 1 e 6, como indica o calendário acima. Para usar o repasse, o titular precisará usar o aplicativo do Caixa Tem.