Veja como solicitar o seu empréstimo pelo Bolsa Família e documentos para ser aprovado
O programa Bolsa Família agora oferece uma nova oportunidade para os beneficiários que desejam empreender: o microcrédito produtivo orientado através do programa Acredita no Primeiro Passo.
Este novo benefício tem como objetivo principal incentivar a autonomia socioeconômica e promover a inclusão produtiva de famílias de baixa renda.
Aqui está um guia completo sobre como solicitar seu empréstimo e quais documentos são necessários para a aprovação.
Veja como solicitar o seu empréstimo pelo Bolsa Família
Para ser elegível ao microcrédito voltado para beneficiários do Bolsa Família, o primeiro requisito é estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Verifique se seu cadastro está atualizado e, se necessário, procure um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para realizar a atualização
A iniciativa é destinada a beneficiários do Bolsa Família. Se você ainda não é beneficiário, é preciso se inscrever no programa. A inscrição também pode ser feita no CRAS mais próximo de sua residência
O programa Acredita no Primeiro Passo oferece cursos de qualificação profissional e assistência técnica para preparar os futuros empreendedores.
A participação nesses cursos é fundamental para garantir que você esteja apto a gerir o seu negócio
Após cumprir os requisitos acima, é hora de solicitar o microcrédito. Dirija-se a uma agência bancária credenciada, que será o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, e solicite o empréstimo.
Vale destacar que a linha de crédito ainda será lançada oficialmente para todo o país, e portanto, a solicitação nestes bancos ainda não está disponível.
A exceção é quem mora no Ceará, que já pode solicitar no Banco do Nordeste, que é o principal parceiro financeiro do programa no estado.
Você também pode buscar orientação e informações adicionais nos pontos de atendimento do Bolsa Família nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
Documentos para a Aprovação do empréstimo do Bolsa Família
1. Documentos Pessoais:
- RG e CPF (originais e cópias)
- Comprovante de residência atualizado (conta de água, luz ou telefone)
2. Comprovação de Inscrição:
- Número de Identificação Social (NIS) do Cadastro Único
- Comprovante de inscrição e regularidade no Bolsa Família
3. Proposta de Negócio:
- Plano de negócios simplificado, que pode ser elaborado durante os cursos de capacitação oferecidos pelo programa.
- Este documento deve conter informações sobre o tipo de empreendimento, mercado alvo, estratégias de vendas e projeções financeiras.
4. Documentação Financeira:
- Declaração de renda familiar
- Comprovante de outras fontes de renda, se houver
5. Avaliação e Aprovação:
- O Banco do Nordeste, no caso do Ceará, ou os demais bancos, no caso do restante do país (quando liberado) realizarão uma avaliação da proposta de negócio e da capacidade de pagamento do solicitante.
- O processo inclui a análise de crédito e a possibilidade de oferecer garantias, se necessário. Em caso de aprovação, o contrato é assinado e os recursos são liberados para o empreendedor.
O microcrédito do Acredita no Primeiro Passo oferece várias vantagens, como taxas de juros acessíveis, prazos flexíveis e a possibilidade de renovação do crédito.
Além disso, o programa conta com um fundo garantidor, facilitando o acesso ao crédito para quem não possui bens ou avalistas.
Com essas orientações, os beneficiários do Bolsa Família no Ceará, e em breve no restante do país, têm a oportunidade de transformar suas vidas através do empreendedorismo, obtendo recursos e suporte necessário para iniciar ou expandir seus negócios.