Veja como descobrir se o seu Bolsa Família foi CANCELADO

O Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que administra o novo Programa Bolsa Família, já cancelou milhões de beneficiários somente neste ano de 2023. Geralmente, quando isso ocorre, as famílias são pegas de surpresa, pois os avisos sobre os cancelamentos são sutis.

Sendo assim, é comum que muitos beneficiários do programa busquem saber a cada nova rodada se estão entre os cancelados do mês, pois não desejam ser surpreendidos com a triste notícia de que não poderão mais receber os valores. A boa notícia, neste caso, é que há muitos meios onde as famílias podem verificar se receberão normalmente, se foram bloqueadas ou se estão entre os cancelados.

Descobrir se o Bolsa Família foi cancelado

O meio mais simples e rápido de realizar esse tipo de consulta é através do aplicativo Bolsa Família, que é o app oficial do programa social. Isso porque a maioria das famílias já possui acesso a ele e, quando o cancelamento acontece, o Governo envia uma mensagem alertando sobre o ocorrido e essa mensagem é apresentada logo quando o beneficiário acessa o app.

Além disso, o aplicativo só pode ser acessado por quem é beneficiário ativo do programa. Dessa forma, após ter passado vários dias do cancelamento, o acesso ao app já não será mais permitido, mesmo com a senha correta, e será apresentada uma mensagem informando que não há benefícios para o CPF informado. Isso também indica que a família foi cancelada do programa.

Outro opção simples é acessando a opção “Bolsa Família” no aplicativo Caixa Tem, que a grande maioria dos beneficiários também já utiliza. Lá, são apresentadas todas as informações de pagamento do mês, como as datas a receber e os valores que serão liberados. Contudo, se a família estiver cancelada, o app informa que não há benefícios disponíveis para o usuário.

Para aqueles beneficiários que preferem um atendimento mais específico, onde desejam saber se foram cancelados e tirar dúvidas a respeito do motivo do bloqueio, o ministério disponibiliza o Disque Social 121, que é a central de atendimento do governo voltada para as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). O atendimento ocorre pelo telefone 121, pelo WhatsApp de número (61) 4042-1552 e pelo webchat no site do Ministério.

Beneficiários do novo Programa Bolsa Família podem contatar estes meios de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e nos fins de semana em que há pagamentos do programa de transferência de renda. Já os aplicativos mencionados no início podem ser utilizados a qualquer hora do dia ou da noite, mas as informações da rodada de pagamentos só são atualizadas nos dias que antecedem o início dos repasses.

Pagamentos de novembro do Bolsa Família

Os pagamentos de novembro do novo Programa Bolsa Família começaram oficialmente na última sexta-feira (17) e seguirão até o fim do mês, no dia 30. Confira abaixo as datas em que os valores serão liberados:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 17 de novembro;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 20 de novembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 18/11);
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 21 de novembro;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 22 de novembro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 23 de novembro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 24 de novembro;
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 27 de novembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 25/11);
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 28 de novembro;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 29 de novembro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 30 de novembro.