Veja como contratar os benefícios do CadÚnico ONLINE: Bolsa Família, Vale Gás e mais

O Cadastro Único representa um papel fundamental na concessão de benefícios sociais disponibilizados pelo Governo Federal. Através do sistema, órgãos públicos conseguem identificar as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza em todo o país, sendo utilizado para mapear os beneficiários que necessitam dos auxílios para sobreviver e, assim, conceder o acesso aos repasses. 

Dentre os principais benefícios que o Cadastro Único concede acesso, podemos citar alguns como o Bolsa Família, Tarifa Social, Minha Casa Minha Vida, Auxílio Gás e isenção de taxa em concursos públicos exigem o cadastramento nesse banco de dados. Segundo um levantamento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em novembro de 2023, mais de 43,5 milhões de famílias estavam inscritas no Cadastro Único.

Atualmente, as inscrições no banco de dados do Cadastro Único aconteciam através de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em modalidade presencial. No entanto, o governo decidiu modernizar o sistema e disponibilizou um aplicativo que permite o cadastramento de famílias de forma online. 

Maior praticidade para acessar o Cadastro Único 

De modo geral, o processo de cadastro no Cadastro Único no Brasil foi reformulado, visando ficar mais simples aos beneficiários e conveniente com o lançamento de um novo aplicativo dedicado apenas ao sistema. Agora, os cidadãos não precisam mais sair de casa ou visitar um posto do CRAS, pois o registro pode ser atualizado com apenas utilizando o aplicativo. 

Dessa forma, o site do Cadastro Único foi completamente reformulado para refletir a experiência da nova plataforma digital, eliminando a necessidade de deslocamento até o posto do CRAS para inscrições ou atualizações. A modernização atendeu à demanda da população, que pedia por soluções digitais a fim de trazer mais eficácia ao processo de inscrição.

Anterior a mudança, o aplicativo era limitado em funcionalidades. Porém, a partir do anúncio recente, passa a oferecer um conjunto abrangente de serviços, incluindo:

  • Consulta por CPF;
  • Consulta simples;
  • Consulta completa;
  • Pré-cadastro;
  • Comprovante de cadastro;
  • Atualização cadastral por confirmação;
  • Meus benefícios;
  • Postos de atendimento.

Além disso, os beneficiários podem realizar o pré-cadastro do Cadastro Único, uma nova ferramenta que permite aos usuários realizarem o auto-cadastro, exigindo apenas a presença no CRAS para avaliação complementar, agilizando todo o processo. 

Nesse sentido, a funcionalidade, segundo o Ministério da Cidadania, visa reduzir filas e tempos de espera nas unidades, pois as famílias chegarão aos postos de atendimento com o pré-cadastro já completo. 

Após o pré-cadastro, o Responsável Familiar tem 120 dias para finalizar o cadastro no CadÚnico, oferecendo maior flexibilidade aos usuários. Apesar disso, o governo informa sobre a importância da atualização regular das informações pessoais para garantir a permanência no Cadastro Único e a continuidade dos benefícios sociais, sendo exigido a atualização a cada dois anos ou sempre que houver alterações na composição familiar.