Veja como consultar as taxas de juros de empréstimo pelo Meu INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou recentemente uma redução significativa no limite de juros para empréstimos consignados em todo o país. Essa atualização representa um alívio para aposentados e pensionistas, que agora podem acessar empréstimos com taxas mais vantajosas.

Veja também: Garanta um salário mínimo do INSS sem NUNCA ter contribuído

Saiba como consultar as taxas de juros pelo Meu INSS e aproveitar essa oportunidade.

Como consultar as taxas de Juros de Empréstimo pelo Meu INSS?

  1. Acesse o Meu INSS: Utilize o aplicativo móvel ou visite o site oficial do Meu INSS;
  2. Pesquise por “Taxas de Empréstimo Consignado”: Utilize a função de busca, representada pela lupa, e insira essa expressão;
  3. Explore as Opções: Uma nova página será apresentada, exibindo todas as instituições bancárias que oferecem empréstimos consignados;
  4. Pesquisa Personalizada: Além disso, é possível realizar a pesquisa pelo nome específico da instituição bancária desejada;
  5. Baixe o Meu INSS: se ainda não possui o app, veja como baixá-lo no vídeo abaixo:
Meu INSS oferece nova taxa de juros para consignado. (Reprodução/Meu INSS)

Entendendo a nova Taxa de Juros

As novas taxas já estão em vigor para os empréstimos contratados a partir desta segunda-feira. É importante notar que os empréstimos anteriores manterão as taxas conforme o momento da contratação.

Contudo, os beneficiários têm a opção de portar o contrato, transferindo sua dívida para outro banco que ofereça condições mais favoráveis.

Histórico da redução dos juros e polêmicas

Anteriormente, houve uma tentativa de reduzir a taxa de 2,14% para 1,7% ao mês em março de 2023. No entanto, essa decisão enfrentou desafios, com bancos públicos e privados suspendendo temporariamente a oferta de crédito consignado aos beneficiários do INSS.

Diante da complexidade da situação, o governo federal revisou a decisão e ajustou a taxa para 1,97% ao mês no final de março de 2023.