Veja como a atividade física pode impactar na sua carreira profissional

Se exercitar traz muitos efeitos positivos a quem pratica, uma vez que a atividade física reduz a depressão e ansiedade, aumentando os níveis de felicidade e bem-estar. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Michigan, quanto mais as pessoas treinam, mais elas se sentem felizes, mesmo que a atividade física seja feita por um curto período.

Exercícios matinais possuem efeitos mais significativos. Conforme os dados da companhia norte-americana de bicicletas elétricas, Velotric Bike, de 2023, as pessoas que costumam se exercitar de manhã possuem 129% mais probabilidade de serem mais produtivas do que as pessoas que se exercitam à noite. Dos entrevistados, 69% dos que treinam de manhã relataram se sentir mais produtivos, em comparação com 61% das pessoas que treinam à noite.

Ainda segundo a pesquisa, aqueles que realizam seus treinos pela manhã têm mais chances de se sentirem satisfeitos em seus trabalhos, com 73% de satisfação, em comparação com 61% dos praticantes noturnos. Além disso, 46% do segundo grupo já estavam mais propensos a considerar deixar seus empregos nos próximos seis meses.

De acordo com a pesquisa da Velotric, as pessoas que realizavam exercícios matinais tinham uma chance de 44% maior de ocupar cargos gerenciais e ter uma renda superior comparada àqueles que se exercitavam em outros momentos do dia. Vale destacar que 53% das pessoas que se exercitam pela manhã tiveram um aumento no último ano, em contraste aos 44% que treinam à noite.

Diminuição do estresse

Os cidadãos que costumam treinar mais cedo têm mais benefícios em diversos aspectos de bem-estar. 73% dos praticantes relatam que têm uma boa saúde e bem-estar, em comparação aos outros 60% que treinavam em outros momentos do dia. No que se refere a ter um equilíbrio maior entre a vida pessoal e profissional, o primeiro grupo leva vantagem em relação ao segundo (47% contra 37%).

Os praticantes da manhã também afirmaram que se estressam menos no trabalho, sendo que 42% dos praticantes matinais afirmar que possuem baixos níveis de estresse e 34% dos praticantes noturnos possuem o mesmo resultado.

Por fim, os dados mostram a importância de realizar atividade física e o quanto ela pode ser benéfica para a saúde e o bem-estar, influenciando tanto na vida profissional quanto na pessoal. Mesmo que os treinos matinais pareçam ser mais benéficos, para aqueles que não conseguem, os exercícios noturnos também são uma boa opção, uma vez que o mais importante é manter uma vida saudável tanto física quanto mental.