Valores atrasados do Bolsa Família: faça isso para receber

O novo Programa Bolsa Família paga para seus mais de 21 milhões de beneficiários neste mês de janeiro mais uma rodada de repasses, a primeira do novo ano. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), órgão do governo federal que gerencia o programa social, as quantias repassadas serão muito semelhantes aos valores do ano passado.

Além disso, o ministério também confirmou que as regras e exigências do programa continuam as mesmas em 2024, e que as fiscalizações para verificar se essas regras estão sendo cumpridas também seguirão ocorrendo. Dessa forma, em janeiro e nos próximos meses novas famílias serão suspensas, bloqueadas ou até canceladas, caso apresentem irregularidades.

No entanto, essas fiscalizações recorrentes a cada novo mês também podem significar uma boa notícia, principalmente para aqueles beneficiários que já foram bloqueados nos últimos meses. Isso porque os bloqueados que atualizaram os dados e comprovaram que ainda atendem as regras receberão os valores retroativos, também chamados de atrasados.

Valores atrasados do Bolsa Família

O motivo para este tipo de pagamentos atrasados existir é simples de entender. Quando deixa de cumprir alguma regra definida pela regulamentação do novo Programa Bolsa Família ou apresenta qualquer suspeita de irregularidade, o beneficiário é bloqueado por um período de pelo menos dois meses, e neste meio tempo a família não consegue sacar o benefício, apesar do valor ser depositado na conta.

O prazo de bloqueio serve para o beneficiário entender o motivo que o levou a ser bloqueado e tentar solucionar a situação, comprovando que ainda atende aos requisitos para ser beneficiário do programa social. Por isso, é necessário reunir todos os documentos da família e procurar um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para atualizar os dados.

No final do prazo o ministério volta a checar os dados cadastrais do grupo familiar, e se a atualização foi realizada da maneira correta, comprovando que a família ainda se enquadra nas regras, ocorrerá o desbloqueio e o grupo familiar poderá voltar a receber normalmente os pagamentos do novo Programa Bolsa Família.

Essa, por si só, já se trata de uma ótima notícia, pois a família volta ao programa e evita o cancelamento, que é a perda do benefício de forma definitiva. No entanto, o governo ainda libera para recebimento todos os benefícios que estavam na conta da família e foram impedidos de serem sacados ao longo do período de bloqueio.

Ou seja, são liberados os benefícios retroativos, que também são conhecidos como os atrasados. Geralmente, os saques dessas quantias podem ser realizados no mesmo dia em que o beneficiário receberá o pagamento do mês em que ocorreu o desbloqueio. Porém, se isso não acontecer, basta ir até a Caixa Econômica Federal e solicitar o saque dos atrasados.

Bolsa Família: Tabela completa de janeiro

Por fim, confira abaixo a tabela oficial com todas as datas em que os pagamentos do novo Programa Bolsa família referentes ao mês de janeiro serão liberados para saque:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de janeiro;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de janeiro;
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 22 de janeiro (valores foram disponibilizados no sábado, dia 20/01);
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 23 de janeiro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 24 de janeiro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de janeiro;
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de janeiro;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 29 de janeiro (valores foram disponibilizados no sábado, dia 27/01);
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 30 de janeiro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 31 de janeiro.