USP libera inscrições para cursos GRATUITOS; mais de 200 vagas disponíveis

Ontem, dia 4 de março, a Universidade de São Paulo (USP) liberou a inscrição para estudantes brasileiros de cursos gratuitos, sendo mais de 200 vagas oferecidas em diversas áreas de atuação. Conforme divulgado, a universidade deve abrir inscrições para cursos de Mestrado e Doutorado em Educação em 2024. 

Neste caso, serão disponibilizadas cerca de 224 vagas para estudantes com objetivo de qualificar os profissionais para o mercado de trabalho e o meio acadêmico. Atualmente, o programa de Pós-Graduação da USP é o principal do país, sendo reconhecido por oferecer formação acadêmica para profissionais que desejam aprofundar os estudos e se especializar em algumas áreas do mercado de trabalho. 

Para isto, o programa conta com uma equipe de mestres e professores qualificados, garantindo uma grade curricular diversificada e que busca atender os interesses dos estudantes. Além disso, o objetivo das disciplinas disponibilizadas pela universidade é proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver suas habilidades de pesquisa e aprofundar seu conhecimento em diversas áreas da educação.

USP Universidade
USP abre inscrições para cursos de mestrado e doutorado. (Reprodução/Internet)

Quais os cursos disponíveis? 

Segundo a instituição, estão disponíveis vagas para o segundo semestre de 2024 e o primeiro semestre de 2025. Neste caso, a USP anunciou que os estudantes poderão acessar cerca de 97 vagas para o Mestrado em Educação e 107 vagas para o Doutorado em Educação. 

Apesar disso, cada estudante deverá escolher uma área na qual deseja focar a pesquisa e desenvolver projetos no âmbito de estudo disponibilizado pelo programa. 

Atualmente, o programa está disponibilizando seis áreas de concentração e diversas linhas de pesquisa. Os estudantes devem escolher uma durante o ato da inscrição, que variam conforme algumas áreas de conhecimento, como história, filosofia, matemática, psicologia e etc. Abaixo, confira uma lista com todas elas:

Cultura, Filosofia e História da Educação

  • Cultura e Educação
  • Filosofia e Educação
  • História da Educação e Historiografia

Educação Científica, Matemática e Tecnológica

  • Ciências, Tecnologias e Público
  • Educação, História e Filosofia da Ciência e da Matemática
  • Formação de PRofessores e Currículo para a Educação Científica e Matemática
  • Linguagem e Cultura Científica

Educação e Ciências Sociais – desigualdades e diferenças

  • Estudos na Infância
  • Educação Especial
  • Sociologia da Educação

Educação, Linguagem e Psicologia

  • Linguagens e Educação
  • Psicologia, Psicanálise e Educação

Estado, Sociedade e Educação

  • Política, gestão, financiamento e avaliação da Educação
  • Trabalho, educação, relações de poder e resistência

Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas

  • Currículo e Avaliação
  • Didática e Metodologias de Ensino
  • Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Oferecendo essas vagas, a instituição pretende formar professores e profissionais da educação para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à área, sobretudo para professores e mestres do Ensino Superior.

O processo seletivos 

Durante o processo seletivo do Mestrado em Educação, os estudantes passam por diversas etapas. Primeiramente, enfrentam a prova de conhecimentos específicos, que avalia sua compreensão sobre temas relevantes da área. Em seguida, submetem seus projetos de pesquisa à análise, onde a viabilidade e relevância são cuidadosamente avaliadas. 

A análise curricular também é parte fundamental, verificando a adequação da formação anterior do candidato ao programa. Depois, os candidatos passam pela arguição, momento em que são questionados sobre seus projetos e conhecimentos. Por fim, a conferência da documentação garante que todos os requisitos foram atendidos antes da conclusão do processo.

Por outro lado, o mestrado conta com um processo mais prático. Os estudantes submetem seus projetos de pesquisa e currículos à análise para serem avaliados.Em seguida, enfrentam a arguição, momento em que são questionados por uma banca examinadora sobre seus projetos e conhecimentos na área. Por fim, a conferência documental garante que todos os documentos exigidos pelo programa estejam em ordem antes da conclusão do processo.

Em relação às inscrições, os interessados poderão se candidatar entre os dias 4 a 8 de março de 2024, sem taxa de inscrição. Após a inscrição os alunos terão um tempo para se preparar para o processo seletivo e novas informações serão enviadas para cada um através do endereço de e-mail cadastrado.

Para mais informações, acesse a página oficial do Processo Seletivo.