Uber Health: confira a nova ferramenta que chegou ao Brasil após seis anos de lançamento

Originalmente lançado em 2018, o Uber Health finalmente chegou ao Brasil, expandindo a disponibilidade do modal de transporte privado para quatro nações – além da nossa, o serviço já está disponível nos EUA (onde foi lançado), Austrália e Reino Unido. A empresa já havia anunciado a chegada do formato, mas sem se comprometer com uma data específica.

Uber
Uber Health: confira a nova ferramenta que chegou ao Brasil após seis anos de lançamento 2

O que é o Uber Health?

O Uber Health é uma parte da plataforma de transporte privado remunerado da Uber voltada para organizações e empresas de saúde. Com ele, companhias do setor podem agendar viagens para funcionários e pacientes. Segundo a empresa, o modelo cresceu 75% em faturamento apenas no mercado norte-americano.

Renan Alves, Gerente Geral do Uber Para Empresas no Brasil, comentou: “Queremos tornar o transporte médico não-emergencial mais acessível a todos. A plataforma exclusiva para os clientes de Uber para Empresas foi projetada para agilizar o processo de gerenciamento de viagens por meio da intermediação pela Uber, reduzir barreiras ao acesso à saúde e, consequentemente, ajudar a melhorar o bem-estar dos pacientes e dos profissionais de saúde.”

Além de operar de maneira semelhante ao app tradicional da Uber, o Uber Health oferece benefícios exclusivos. É possível, por exemplo, que pacientes agendam o serviço sem a necessidade de um smartphone ou cartão de crédito, podendo receber mensagens de texto ou chamadas telefônicas detalhando a viagem. 

Benefícios do Uber Health para o Setor de Saúde

O Uber Health visa facilitar o acesso ao transporte médico não-emergencial, promovendo um impacto positivo no comparecimento às consultas, redução de custos e aumento da satisfação dos pacientes. Operadoras e empresas do setor de saúde podem gerenciar contas corporativas, otimizando a aquisição de transporte clínico para funcionários e pacientes. A plataforma permite agendar e monitorar diversas viagens simultaneamente, trazendo eficiência financeira ao centralizar os gastos.

As diferenças entre o setor de saúde dos EUA e o brasileiro são consideráveis. Enquanto nos EUA, a aquisição de ambulâncias e outros serviços é privatizada, no Brasil contamos com sistemas públicos gratuitos. No entanto, o Uber Health pode funcionar como um complemento ao que já existe, ajudando entidades hospitalares a economizar com a criação e manutenção de frotas de transporte e centralizando os gastos de forma eficiente.

A Uber informou que o Brasil é o primeiro país da América Latina a receber a novidade, mas até a publicação desta nota, a opção ainda não havia aparecido para testes. Ainda assim, vale a pena ficar de olho na atualização do app para verificar quando a opção estará disponível.