Twitter já tem data voltar a funcionar no Brasil?
A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, foi bloqueada no Brasil após uma série de confrontos entre seu proprietário, o bilionário Elon Musk, e o Supremo Tribunal Federal (STF).
A suspensão da plataforma ocorreu devido ao não cumprimento de ordens judiciais por Musk, que se recusou a seguir as determinações do ministro Alexandre de Moraes.
Twitter já tem data voltar a funcionar no Brasil?
Após o pagamento de uma multa milionária pela plataforma na semana passada, muitos se perguntam se já existe uma data para o retorno do Twitter no Brasil.
A resposta, no entanto, é negativa, pois ainda existem outras exigências judiciais não cumpridas pela rede social.
O bloqueio da rede social se deu no final de agosto deste ano, quando o STF determinou que a plataforma deveria remover perfis que estavam divulgando mensagens consideradas criminosas e ataques à democracia brasileira.
Além disso, o X foi ordenado a indicar um representante legal no Brasil, conforme a legislação local. Elon Musk, no entanto, se recusou a atender a ambas as demandas, levando à suspensão do serviço no país.
A recusa do bilionário em seguir as diretrizes judiciais brasileiras marcou uma crescente tensão entre a rede social e o sistema judiciário do país.
Na semana passada, houve um desdobramento significativo quando as contas do X e da Starlink, ambas pertencentes a Elon Musk, foram desbloqueadas após o pagamento de multas que somavam R$ 18,3 milhões.
O valor havia sido determinado pela Justiça em resposta ao descumprimento das ordens judiciais.
No entanto, apesar deste pagamento, o X continua suspenso no Brasil, uma vez que o cumprimento das demais ordens judiciais, como a remoção dos perfis e a indicação de um representante legal, não foi efetuado.
- Veja Também:
- Fora da Globo! Veja quanto Boninho ganhava na emissora produzindo o BBB
- Quem tem esses 32 celulares pode se preparar para ficar sem WhatsApp
Twitter se recusa a bloquear perfis criminosos
Essa situação do Twitter é apenas o mais recente capítulo de uma longa disputa entre Musk e o STF.
Desde janeiro, o tribunal intensificou suas investigações sobre a disseminação de conteúdos falsos e atividades que ameaçam a democracia brasileira, levando à emissão de várias ordens para bloqueio de perfis na plataforma.
Musk se posicionou contra essas ordens, acusando o ministro Moraes de censura, o que culminou na atual suspensão da rede social no Brasil.
Até que todas as exigências do STF sejam cumpridas, a rede social X permanece sem previsão de retorno no Brasil, deixando milhões de usuários brasileiros à espera de uma resolução para o impasse.