Tudo o que você precisa saber sobre o Minha Casa, Minha Vida em 2024

O programa Minha Casa, Minha Vida está com diversas novidades neste ano de 2024. Confirmadas pelo próprio presidente Lula (PT), as novas condições do programa favorecem diversos beneficiários. A seguir, contamos todos esses detalhes para vocês. 

O programa Minha Casa, Minha Vida teve seu retorno confirmado em janeiro de 2023. Como a mudança foi apenas no nome, os padrões do programa seguiram basicamente o mesmo formato durante o último ano.

Para garantir a participação no processo, as famílias devem atender a condições de renda familiar específicas. Os valores variam entre cinco grupos diferentes. A renda familiar aceita no programa está entre R$ 2,640 mil ou anual de R$ 31.680 mil, cada grupo apresenta suas próprias definições.

O objetivo do programa é garantir o direito de moradia às famílias vulneráveis socialmente e inscritas no Bolsa Família ou Cadastro Único. A participação é garantida dentro dos seguintes requisitos:

  • Situação de rua;
  • Ônus excessivo de aluguel;
  • Habitação precária;
  • Aluguel social provisório;
  • Adensamento excessivo.

Presidente Lula confirma isenção do Minha Casa Minha Vida 

Segundo o presidente Lula (PT), diversas famílias receberam a isenção do programa imobiliário. A seguir, contamos todos os detalhes desta novidade para vocês.

Com a novidade, os beneficiários do Bolsa Família que já possuem uma casa pelo programa Minha Casa, Minha Vida ou que ainda vão adquirir ficarão isentos de pagamento. Ou seja, a residência será liberada de forma gratuita às famílias. 

Além disso, o governo Lula (PT) determinou que apenas alguns imóveis participarão deste processo. Sendo eles: 

  • FAR (Fundo de Arrendamento Residencial);
  • FDS (Fundo de Desenvolvimento Social);
  • PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural).

De acordo com as regras estabelecidas, quem estiver pagando as parcelas do financiamento não precisará realizar mais os débitos, pois já garantiu a isenção. Por fim, é importante destacar que todos aqueles que estavam inscritos no Bolsa Família até o dia 28 de setembro de 2023 garantiram a nova modalidade.