Tirar eletrônicos da tomada ajuda a economizar a conta de luz?

Tirar eletrônicos da tomada para ajudar na economia da conta de luz sempre foi um tema bem debatido em nossa sociedade. Entretanto, muitas fake news já foram repassadas nos últimos anos em relação ao assunto. Com base nisso, resolvemos contar todos os detalhes para vocês. 

Em entrevista ao UOL, o coordenador do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia (MIT), Edval Delbone, confirmou como a prática de retirar eletrônicos da tomada pode ajudar na economia de luz. 

“Individualmente, esses equipamentos em stand by consomem muito pouca energia, mas somando todos em uma residência, podem atingir aproximadamente 5% de economia. Numa casa onde quatro pessoas consomem em média 300 kWh mensalmente, essa economia ficaria em torno de R$ 12 reais”, revelou o coordenador.

Beneficiários do Bolsa Família recebem desconto na conta de luz

Os beneficiários do Bolsa Família podem receber descontos em sua conta de luz, desde que estejam dentro das regras de participação do programa Tarifa Social de Energia Elétrica. A seguir, explicamos quem tem direito ao benefício:

  • Inscritos no Cadastro Único com renda per capita de até meio salário mínimo;
  • Inscritos no Cadastro Único com renda mensal de até 3 salários mínimos (devem ter entre seus membros pessoas com doença ou qualquer tipo de deficiência cujo o tratamento precise de uma demanda de energia elétrica);
  • Idosos com 65 anos ou mais que recebam BPC (Benefício de Prestação Continuada); 
  • Pessoas com deficiência que recebem BPC (Benefício de Prestação Continuada). 

O interessado não necessita de uma solicitação exclusiva para garantir o benefício proposto pelo programa, sendo necessário apenas estar inscrito no Cadastro Único. A tarifa é concedida de forma automática às famílias do Bolsa Família. 

Os valores descontados na conta de luz são analisados de acordo com o consumo mensal da família, ou seja, quanto menor o consumo, maior o desconto. Famílias indígenas e quilombolas podem ter até 100% de desconto na conta de energia. A tabela de descontos está detalhada abaixo:

  • Até 30 kWh/mês: 65% de desconto;
  • De 31 kWh/mês até 100 kWh/mês: 40% de desconto;
  • De 101 kWh/mês até 220 kWh/mês: 10% de desconto;
  • Quilombolas que consumirem até 50 kWh/mês: 100% de desconto;
  • A partir de 221 kWh/mês: não há desconto.