Tim Brasil pode ser vendida! Entenda o motivo

No dia 20 de março, quarta-feira, a Merlyn Partners, uma das acionistas da Telecom Italia, propôs a venda da unidade brasileira, TIM, como parte de uma reestruturação radical da empresa de telecomunicações. O fundo de investimento, detentor de 0,53% da Telecom Italia, também sugeriu a venda das operações voltadas a usuários finais até 2025. 

Além disso, recomendou a conclusão da venda da rede fixa para a KKR, um negócio de 22 bilhões de euros, o mais rápido possível, apesar de ter sido anteriormente contrário a essa transação.

Conforme divulgado, o presidente-executivo da Telecom Italia, Pietro Labriola, informou que esta é uma venda estratégica, já que ele tem planos para reestruturar a empresa nos próximos meses. Por outro lado, a proposta de desmembramento da Merlyn é mais ampla do que a de Labriola, com o objetivo de manter a Telecom Itália apenas com o que chamam de “TechCo”, uma empresa de tecnologia e infraestrutura voltada para outras empresas e clientes governamentais.

Apesar disso, Labriola quer tentar seu segundo mandato como presidente-executivo da Telecom Italia, e a votação dos acionistas está agendada para o próximo mês. Enquanto a Merlyn não indicou voto para a assembleia, expressou o desejo de ver novos rostos na empresa, afirmando ter uma lista de candidatos com experiência internacional e setorial para integrar a diretoria.

Internet mais rápida das Américas

Recentemente, a TIM conseguiu bater um novo recorde de velocidade. Segundo a empresa, ela apresentou testes do 5.5G, atingindo 11,6 Gbps de transferência de dados, sendo considerada a rede de internet móvel mais rápida das Américas até o momento. Dessa forma, a tecnologia, que está sendo testada em seu laboratório no Rio de Janeiro, tem como objetivo investir em inovação e evolução da empresa de telefonia móvel. 

O 5.5G, uma evolução do 5G, oferece velocidades dez vezes maiores que as do 5G atual, impulsionando o desempenho da operadora como líder em 5G no Brasil. O sucesso dos testes reforça a capacidade de alcançar prestação extraordinária e uma experiência aprimorada para os clientes e aplicações IoT, demonstrando o compromisso da TIM com a evolução das redes móveis no Brasil e no mundo.

Segundo Marco Di Costanzo, CTO da TIM Brasil, a importância dos testes de novas tecnologias dentro de um projeto robusto de evolução de redes móveis. A TIM está se destacando por seu pioneirismo, sendo a primeira no Brasil a ativar o 5G Stand Alone (SA) e a alcançar velocidades recordes com o 5G, agora estabelecendo um novo marco com o 5.5G. 

Com investimentos contínuos em inovação, a TIM reforça sua rede como mais confiável, estável e rápida, visando sempre proporcionar uma experiência superior para seus clientes.