Temperaturas extremas esta semana devido a intensa massa de ar polar
O final da semana passada foi marcado pela passagem de uma frente fria e pela chegada de uma intensa massa de ar polar, resultando nas temperaturas mais frias do ano até o momento. Nos próximos dias, essa massa de ar polar, originada na Argentina, continuará a intensificar o frio, já afetando parte das regiões Sul e Centro-Oeste desde a noite de domingo.
Na segunda-feira (12), o sistema se desloca e seu núcleo se estabelece entre as regiões Sul e Sudeste, especificamente sobre o leste do Paraná e São Paulo, fazendo desse o dia mais frio da semana. O ar polar avança para o oeste da Região Sul, atingindo o Centro do Brasil e uma grande parte do Sudeste, com ventos frios do Sul se estendendo até o Norte.
Neste texto você encontrará:
Veja também: Frio intenso promete derrubar as temperaturas em quase todo o território brasileiro
Temperaturas de hoje (12)
No começo da semana, espera-se que as temperaturas caiam abaixo de zero em grande parte da Serra e do Planalto na Região Sul, bem como nas áreas elevadas do Sudeste, entre o sul de Minas Gerais e o estado do Rio de Janeiro. Ao final do dia, o ar polar estará presente na Região Sul, resultando em temperaturas mínimas à noite no Sul, Sudeste e em parte do Centro-Oeste.
Na segunda-feira, as temperaturas máximas nas áreas elevadas do Sul do Brasil não devem passar de 5°C. À noite, espera-se que as mínimas sejam negativas nas regiões mais altas do Sul e próximas de 0°C em várias localidades.
Clima de terça-feira
Na terça-feira (13), o ar polar começa a se mover em direção ao oceano, mas se mantém concentrado no leste das regiões Sul e Sudeste. Isso criará condições ainda mais frias nessas áreas e favorecerá o transporte de umidade para o leste de São Paulo e o Rio de Janeiro, onde o tempo permanecerá nublado até a metade da tarde.
Na terça-feira (13), as temperaturas mínimas serão registradas no início da manhã, com previsões de 6°C para Porto Alegre, 7°C em Florianópolis, 2°C em Curitiba, 7°C em São Paulo, 16°C no Rio de Janeiro e 10°C em Belo Horizonte. O dia será frio, com temperaturas máximas de 14°C em Porto Alegre, 15°C em Florianópolis, 11°C em Curitiba, 12°C em São Paulo, 19°C no Rio de Janeiro e 24°C em Belo Horizonte.
Previsões para o resto da semana
O restante da semana manterá um clima bastante frio, com apenas um leve aumento nas temperaturas, marcando a onda de frio mais intensa do ano até agora. Geadas já estão se formando no centro-sul do Brasil, especialmente na Região Sul. Na próxima semana, a ocorrência de geadas se expandirá, afetando também o Sudeste, com potencial para geadas até quarta-feira (14).
Há um alerta de geada para o Rio Grande do Sul, a maior parte de Santa Catarina (exceto a faixa leste do norte até a região de Florianópolis), o oeste, sul e leste do Paraná, o sul de Minas Gerais e áreas ao redor da Serra da Mantiqueira em São Paulo.