Telefone do Bolsa Família: veja como entrar em contato com o governo

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda voltado para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O programa faz parte da cesta de programas sociais do Cadastro Único (CadÚnico) e atende mais de 20 milhões de segurados. Essas famílias podem consultar o repasse de diversas formas, inclusive ligando para os números de telefone disponíveis. Veja quais são eles a seguir:

  • Bolsa Família: 111;
  • Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social: 121;
  • Caixa Cidadão: 0800 726 0207;
  • Ouvidoria: 0800 725 7474;
  • SAC Caixa: 0800 726 0101;
  • Canal para portadores de deficiência: 0800 726 2492.

Vale informar que as chamadas feitas para o número do Bolsa Família ou do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) são isentas de taxas quando feitas por telefone fixo. Entretanto, se a chamada for realizada por telefones celulares, o segurado será cobrado por uma taxa de serviço. Já os demais números, que começam com 0800, são 100% gratuitos, tanto para chamadas realizadas por aparelhos celular quanto para chamadas por telefones fixos.

Como consultar o Bolsa Família pelo CPF

Além dos números, o Bolsa Família tem um conjunto de aplicativos que permitem que os segurados acessem o programa de transferência de renda. Um deles é o aplicativo Bolsa Família, que, além de permitir que o segurado confira os valores dos benefícios, também costuma notificar o segurado caso encontre qualquer irregularidade. O login deve ser feito pelo número do CPF e uma senha cadastrada.

Outro aplicativo muito conhecido dos beneficiários do Bolsa Família é o aplicativo do Caixa Tem. Com esse app, além de ter acesso aos valores recebidos, o app é como uma conta bancária digital. Com ela, o segurado pode fazer transferências bancárias via PIX, pagar contas do tipo boleto e ainda fazer recargas telefônicas, tudo isso sem sair de casa. Nesse caso, o login também é feito pelo número do CPF e uma senha cadastrada.

Por último, mas não menos importante, os segurados podem consultar o Bolsa Família pelo aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico). Nesse caso, além de ter acesso às informações sobre o Bolsa Família, o segurado também pode encontrar informações sobre outros programas sociais aos quais tem direito. Para fazer login, o segurado precisa usar o número do CPF com uma senha cadastrada.

Além dos aplicativos para celular, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social também oferece dois sites. O primeiro é o site do Cadastro Único, que possui as mesmas informações que o aplicativo, mas com mais ferramentas. Além disso, os segurados podem acessar o Portal Cidadão da Caixa Econômica Federal (CEF), que tem informações semelhantes ao site e aplicativo do Cadastro Único, mas que costuma atualizar primeiro.

Calendário completo do Bolsa Família de setembro

A Caixa Econômica segue realizando o pagamento do Bolsa Família de setembro. O repasse começou no último dia 18 e seguirá até o dia 29 deste mês. Isso ocorre porque o calendário é escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar. Sendo assim, confira o calendário completo a seguir:

  • NIS de final 1: dia 18 de setembro (antecipado para o sábado, 16);
  • NIS de final 2: dia 19 de setembro;
  • NIS de final 3: dia 20 de setembro;
  • NIS de final 4: dia 21 de setembro;
  • NIS de final 5: dia 22 de setembro;
  • NIS de final 6: dia 25 de setembro (antecipado para o sábado, 23);
  • NIS de final 7: dia 26 de setembro;
  • NIS de final 8: dia 27 de setembro;
  • NIS de final 9: dia 28 de setembro;
  • NIS de final 0: dia 29 de setembro.

O saque do Bolsa Família pode ser feito pelo Responsável Familiar em qualquer agência, caixa eletrônico ou lotérica da CAIXA. Para isso, é importante que o segurado tenha em mãos o cartão do benefício. Podem ser usados: o cartão do Auxílio Brasil, o cartão do Bolsa Família e o cartão Cidadão da Caixa Econômica.