Serra das Arraras será bloqueada por 2 horas a partir de junho; entenda

Com quase 100 anos desde seu traçado original, a Serra das Arraras, localizada na Rodovia Presidente Dutra, entre os municípios de Piraí e Paracambi, no Rio de Janeiro, está passando por obras de duplicação que prometem mudar significativamente o cenário da região. A iniciativa, que visa reduzir a sinuosidade da via e aumentar a segurança dos usuários, enfrentará um novo desafio a partir de junho: interdições de até duas horas para a realização de explosões de rochas, necessárias para a construção de viadutos.

Serra das Arraras
Serra das Arraras será bloqueada por 2 horas a partir de junho; entenda 2

Impactos e Estratégias para a Serra das Arraras

Com o início das obras em abril, a nova concessionária responsável, CCR RioSP, está se preparando para um período de intervenções que se estenderá até fevereiro de 2029. As explosões de rochas, programadas para acontecerem de segunda a quinta-feira, das 11h30 às 13h30, afetarão a pista de subida, no sentido São Paulo. Já a pista de descida será interditada por meia hora apenas para monitoramento durante a primeira implosão, com a expectativa de não haver mais fechamentos nos próximos eventos.

Os horários foram escolhidos estrategicamente para minimizar o impacto no fluxo de veículos, aproveitando os períodos de menor movimento na via. Técnicas como “fogo cuidadoso” serão empregadas para controlar a vibração e reduzir o ruído durante as detonações. Além disso, a limpeza da pista será realizada diariamente após os serviços, garantindo a segurança dos motoristas.

Mudanças Estruturais e Melhorias

As obras de duplicação incluem a construção de quatro pistas em cada sentido, acostamento, 24 viadutos para reduzir a sinuosidade da estrada e duas rampas de escape para casos de emergência. A previsão é de que 700 mil m³ de material rochoso sejam retirados ao longo do projeto, resultando em uma pista mais confortável e segura para os motoristas.

Para acomodar os vendedores de frutas tradicionalmente presentes na região, está prevista a instalação de uma Praça de Frutas no local atualmente utilizado como fábrica de cimento e asfalto. Além disso, a serra será totalmente iluminada e o limite de velocidade aumentará de 40 Km/h para 80 Km/h nos dois sentidos após a conclusão das obras, programada para 2029.

A Serra das Araras, parte integrante da Rodovia Presidente Dutra, está passando por uma transformação significativa que promete melhorar a segurança e a fluidez do tráfego entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Apesar dos desafios e das interdições programadas, as obras representam um avanço importante para uma das principais vias de ligação do país, beneficiando milhões de usuários que transitam pela região diariamente.